Logo O POVO+
Ceará terá novas delegacias especializadas e um Centro de Detenção
CIDADES

Ceará terá novas delegacias especializadas e um Centro de Detenção

| SEGURANÇA | 646 policiais civis, entre delegados, escrivães e inspetores, foram nomeados na manhã de ontem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com o incremento de mais 646 policiais civis, será ampliado o número de delegacias em Fortaleza e no Interior do Ceará. Serão criadas duas novas unidades especializadas, uma para proteção ao idoso e às pessoas com deficiência e outra para o meio ambiente. Além disso, um Centro de Detenção Provisória, que deve absorver os presos das delegacias da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), será inaugurado no próximo dia 28.


As informações foram divulgadas na manhã de ontem, no Centro de Eventos do Ceará, durante nomeação da segunda turma do Curso de Formação para a Polícia Civil (PC). Do total, são 86 delegados, 188 escrivães e 372 inspetores que concluíram as aulas na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).


Com a nova turma, o Ceará soma 3.600 policiais civis. O aumento, que chega a 42% (considerando os 650 formados na primeira turma), ainda não é o suficiente para a categoria, segundo o governador Camilo Santana. “Ainda não é o desejado. Mas é um passo importante. Objetivamente, precisamos convocar novos profissionais para melhorar cada vez mais o trabalho da Polícia Civil”, disse Camilo.


A criação de um Centro de Detenção Provisória deve se refletir na atuação da PC. “A meta é que esse centro absorva os presos das delegacias da Capital e da RMF. Vamos permitir que elas cumpram verdadeiramente o papel de investigação, de estar nas ruas”, completou o governador.


“Havia uma falha em abrigar os presos em delegacias. Todo preso ‘flagranteado’ vai direto para esse centro. Podemos abrigar até 800 presos. Ele vai passar pela delegacia para os procedimentos e segue para o centro”, explicou a titular da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejus), Socorro França. Segundo ela, há cerca de 400 presos nas delegacias atualmente.

 

Com a ampliação do quadro da PC, será criada ainda uma delegacia na cidade de Cruz. Em Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, a delegacia passará a funcionar 24 horas e atender as ocorrências da região.

 

André Costa, secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ressalta que o aumento do efetivo é realizado juntamente com a ampliação no número de delegacias e núcleos especializados. As principais unidades especializadas, como a de Roubos e Furtos (DRF), Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e, especialmente, na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) devem ter o efetivo reforçado.


“Vamos ampliar todas as equipes de investigação nas 11 delegacias, aumentar mais uma equipe de local de crime. Hoje, temos uma equipe que atende a Capital e parte da RMF. Passaremos a ter duas equipes para agilizar esse tempo de resposta e também poder cobrar mais dessas equipes, que consigam realizar diligências e efetuar prisões em flagrante, em casos de homicídio na Capital e RMF”, explicou o secretário.


O reforço de policiais deve atingir os municípios de Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. “Esse efetivo vai nos permitir criar núcleos específicos para investigar homicídios no Estado, tanto na região Norte como na Sul. Queremos ampliar para Itapipoca, Crateús, Iguatu, Quixadá. Para investigar homicídios em toda região”, detalha André Costa.

 

DEMANDAS DA CATEGORIA


SALÁRIO


Segundo o Sinpol, sindicato da categoria, há uma evasão de 58% no quadro da Polícia Civil. A principal razão é o salário para escrivães e inspetores, considerado o pior do Nordeste e o segundo pior do Brasil. “A gente perde os policias para outros estados que pagam praticamente o dobro”, diz Ana Paula Cavalcante, presidente do sindicato.

 

VAGAS


De acordo com o governador, se a Procuradoria Geral do Estado não permitir a chamada de nova turma de concurso já realizado, o Governo deve realizar novo certame para a Polícia Civil.

O que você achou desse conteúdo?