Logo O POVO+
Casa da Mulher Brasileira reúne diversos serviços em um só local
CIDADES

Casa da Mulher Brasileira reúne diversos serviços em um só local

| VIOLÊNCIA | Após dois anos de espera, equipamento que reúne diversos serviços de assistência à mulher vítima de violência começa a funcionar
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Casa da Mulher Brasileira começa a funcionar hoje, 25. O local reunirá Delegacia, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Centro de Referência da Mulher e Casa de Passagem. Conforme a coordenadora especial de políticas públicas para mulheres do Ceará, Camila Silveira, apenas o Tribunal de Justiça ainda não tem data para ser implantado no local.


A Casa da Mulher Brasileira é a quinta unidade do Brasil, segunda do Nordeste, e reunirá serviços policiais, jurídicos, psicológicos e assistenciais para a mulher vítima de violência doméstica. “A mulher vai saber que a medida protetiva sairá naquele momento do atendimento, já com um oficial de justiça que confirma o endereço do homem, que muitas vezes é um problema… isso vai facilitar”, explicou Rosa Mendonça, juíza titular do Juizado da Mulher.


A magistrada destacou ainda a eficácia de haver, no mesmo espaço, a casa de passagem, que abrigará entre 14h e 24 horas, mulheres que pedem afastamento do companheiro mas que ele ainda não deixou a residência dos dois.


A titular da Delegacia da Mulher, Érika Moura, explicou como serão, no equipamento, os passos da mulher que decide denunciar um agressor. “Ela é atendida, passa pelos acompanhamentos psicológico e assistencial, vai na Defensoria e pede a guarda dos filhos, vai até a Promotoria para pedir a medida protetiva, vai no Juizado pra ver se essa medida é cumprida mais rapidamente”, descreveu, detalhando a peregrinação protagonizada pela vítima. Com o funcionamento da Casa, o que era feito em diferentes locais e bairros, poderá ser concretizado no mesmo espaço.

Sara Oliveira

O que você achou desse conteúdo?