Logo O POVO+
AMC cria 1000 vagas de Zona Azul no Centro e apresenta sistema digital
CIDADES

AMC cria 1000 vagas de Zona Azul no Centro e apresenta sistema digital

| CENTRO | Com pelo menos nove aplicativos habilitados, Zona Azul Digital deve começar a valer a partir de julho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Mil novas vagas de estacionamento rotativo foram pintadas no Centro de Fortaleza, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Somadas às 700 que já existiam e foram requalificadas pelo órgão, as vagas se destinam a veículos de passeio e de transporte de cargas e foram projetadas para funcionar no modelo digital da política de Zona Azul. Esse sistema, de acordo com Arcelino Lima, superintendente da AMC, deve valer a partir do próximo mês.


Reunidos com empresários do Centro, ontem, 25, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, técnicos da autarquia prestaram conta das novas vagas, explicaram o funcionamento da Zona Azul Digital e anotaram sugestões.


Professor da Faculdade CDL, Igor Pontes aproveitou o encontro para mostrar os resultados de uma pesquisa feita pela instituição na rua Governador Sampaio. Pelo relatório, 44% dos comerciantes entrevistados disseram que estacionamento é a maior dificuldade que o comércio enfrenta, hoje, no Centro. “Temos uma deficiência (de vagas) muito grande”, reforçou o presidente da CDL, Francisco de Assis Costa Cavalcante. No entanto, Arcelino assegurou que “onde se coloca esse tipo de facilidade (Zona Azul Digital), sempre vai ter vaga disponível”.


Outras duas questões que chamaram a atenção dos dirigentes foram as vagas rotativas de carga e descarga e a mudança de horário da Zona Azul em alguns locais. Quanto ao último assunto, Arcelino disse que “vai depender do uso do local”, mas adiantou que foram estabelecidos pelo menos quatro padrões, entre eles o de sete horas às 19 horas em dias úteis. Já sobre o primeiro, ele afirmou que a rotatividade vai garantir o uso compartilhado do espaço.

[FOTO2] 

A maior parte das novas vagas do Centro, segundo o superintendente da AMC, é de até duas horas — podendo ser prorrogadas —, por mais R$ 2. Contudo, ele aproveitou a reunião com os lojistas para solicitar a expansão da quantidade de comércios habilitados para vender créditos da Zona Azul Digital. Hoje, no bairro, só são 47. “O consumidor do Centro não quer andar muito. De carro ou de ônibus, o objetivo é esse”, lembrou o presidente da CDL.

 

Disraeli Brasil, gerente de operações da AMC, argumentou que a modernização do sistema de estacionamento rotativo deve, também, facilitar a fiscalização. “A constatação é in loco. Tenho que ver se a vaga está ocupando ou não. Estando, tenho como confirmar se ele (o condutor) ativou o CAD (Cartão Azul Digital). Havia toda uma fraude por conta dos flanelinhas. Só botam cartão quando a gente chega, às vezes falsificam…”, ponderou.

 

TRANSIÇÃO DO PAPEL PRO DIGITAL

FISCALIZAÇÃO EDUCATIVA


Parte dos primeiros nove aplicativos habilitados para operar a Zona Azul Digital será divulgada ainda nesta semana em coletiva para a imprensa, segundo Arcelino Lima, superintendente da AMC. O sistema começa a funcionar a partir de julho e deve ter pelo menos dez dias de fiscalização educativa.

 

O FIM DO PAPEL


Condutores que ainda utilizam o bilhete da Zona Azul vão ter até três meses após o início do novo sistema para continuar usando o serviço dessa forma.

 

CÂMERAS DE APOIO


Para servir de apoio para a segurança pública, mil câmeras de monitoramento serão instaladas nos 19 bairros que vão receber novas vagas de Zona Azul. No Centro, onde as vagas já foram criadas, os equipamentos devem ser colocados a partir de julho, segundo Arcelino.

O que você achou desse conteúdo?