Logo O POVO+
19ª Parada pela Diversidade Sexual denuncia violência contra LGBT
CIDADES

19ª Parada pela Diversidade Sexual denuncia violência contra LGBT

| PROGRAMAÇÃO | O evento será realizado amanhã, 24, na Beira Mar. Hoje, ato show será realizado no aterrinho da Praia de Iracema
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Primário, o direito à vida ainda é uma luta da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneroso). O enfrentamento da violência é tema da 19ª Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará, que será realizada amanhã, 24. A expectativa da organização é receber 1 milhão de pessoas no evento, que celebra o Dia Mundial da Consciência LGBT, 28 de junho.


Com tema “O genocídio continua! A luta é todo dia por Dandara, Marielle e por todas!”, a concentração será a partir das 15 horas, em frente à Barraca do Joca, na avenida Beira Mar. O evento é realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) em parceria com diversas organizações do Movimento Social LGBT.


A programação da Semana da Diversidade Sexual do Ceará, iniciada na quinta-feira, 21, deve se estender até o dia 7 de julho. Hoje, ato show será realizado no aterrinho da Praia de Iracema em alusão ao Dia Municipal da Consciência LGBT, à partir das 17 horas.


Quinta e sexta-feira, 21 e 22, o Balcão da Cidadania LGBT, realizado pela Prefeitura, ofereceu serviços como emissão de documentos, informações sobre direitos humanos e vacinação na Praça do Ferreira. Até o início do mês de julho, Juazeiro do Norte, Iguatu, Cariri e Crato devem realizar as respectivas passeatas em alusão ao dia de mundial de mobilização.

 

Dediane Souza, assessora técnica da Coordenadoria de Políticas para Diversidade Sexual de Fortaleza, explica que a parada se consolida como o maior evento de mobilização de massa da sociedade civil. “Vamos falar sobre o genocídio da população. Queremos que o estado brasileiro reconheça os assassinatos, o crime de ódio como um crime presente”, disse.

 

Ela detalha que, este ano, o coletivo “Mães pela Diversidade” deve estar à frente do trio oficial. De acordo com o coletivo, a novidade destaca a importância do poio da família no enfrentamento à LGBTfobia e outras violências.


O plano operacional organizado para o evento deve contar com 105 policiais militares distribuidos nos cruzamentos do entorno, sete viaturas e nove motos patrulhas; 29 policiais civis; quatro bombeiros militares e duas viaturas de fiscalização; e 54 guardas municipais. A partir de hoje, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) dará apoio no trânsito do entorno, ajudando no estacionamento dos trios, organizando e monitorando o fluxo no local da parada.


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) terá 41 ônibus extras à disposição em sete terminais de integração, a partir de 10h de domingo, 24, até 1h de segunda, 25. No domingo, a Tarifa Social — R$ 2,80 (inteira) e R$ 1,20 (meia) — estará em vigor.

 

 

SERVIÇO


PROGRAMAÇÃO NO ESTADO


1/7 - JUAZEIRO DO NORTE


17ª Parada do Orgulho LGBTI de Juazeiro do Norte, às 16h, na Praça das Cacimbas

 

3/7 - IGUATU


Semana da Diversidade e X Parada da Diversidade de Iguatu com início às 19h, na Praça da Bandeira

 

4/7 - CARIRI


III Festival da Diversidade LGBT do Cariri, 8h, na Praça Siqueira Campos

 

5/7 – CRATO


A Parada da Diversidade LGBT do Crato, às 16h, na Praça do Detran

 

O que você achou desse conteúdo?