Logo O POVO+
147 equipes de saúde da família no Ceará recebem prêmio por atingir metas
CIDADES

147 equipes de saúde da família no Ceará recebem prêmio por atingir metas

| SAÚDE | Ao todo, 88 municípios do Estado receberam o selo bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Antes da criação e implantação dos trabalhos das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) em todo o País, a taxa de mortalidade infantil era alarmante. Para cada mil crianças nascidas vivas, 38 meninas e meninos morriam. A estratégia do PSF, consolidada na década de 1990, trouxe bons frutos colhidos até hoje: em 2015, o índice foi de pouco mais de 6 mortes de criança para cada mil nascimentos, uma redução de 84,2%. E o Ceará foi modelo para todo o País com a criação das equipes de agentes comunitários de saúde, ligadas ao programa. Ontem, um total de 147 equipes do Programa de Saúde da Família receberam selo bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará - de cumprimento das metas de redução de mortalidade infantil e assistência à saúde. A entrega dos prêmios ocorreu durante abertura do 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará, que reúne mais de cinco mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da Saúde “Sabíamos que era fundamental que as famílias tivessem o conhecimento de algumas estratégias de prevenção. Desenvolvemos, junto ao serviço social, uma maneira de fazer com que esses elementos fossem conhecidos nos interiores mais distantes”, aponta um dos fundadores do trabalho dos agentes de saúde, o médico Carlile Lavor. Ex-secretário Estadual da Saúde em duas gestões - entre 1987 e 1988, no governo de Tasso Jeireissati, e em 2015, com Camilo Santana - Carlile diz que o trabalho destes profissionais foi e ainda é indispensável para a promoção da saúde. Foi Carlile que desenvolveu, entre os anos de 1974 e 1978, enquanto professor da Universidade de Brasília (UNB), a formação de um profissional que visitasse cada uma das residências, com ações de promoção de saúde, sensibilizando para a importância da amamentação e da vacinação, entre outras questões. Nas décadas de 1980, o programa foi implantado no Estado e, nos anos 1990, em todo o País. “Hoje, três décadas depois, alguns países do mundo, como a Inglaterra, copiaram o modelo de acompanhamento usado no Brasil”, disse Carlile. “O PSF e os agentes de saúde são um orgulho, porque somos pioneiros. Fortalecer o SUS, nesse momento em que o governo federal anuncia cortes para áreas essenciais, é fundamental”, disse o governador Camilo Santana. O prefeito de Sobral Ivo Gomes também esteve presente ao evento. “Temos hoje uma taxa de 7,6 mortes para cada mil nascidas vivas. Sobral é o município que mais vai receber a premiação, com 20 equipes do PSF”, afirmou.

 

DESAFIOS DO TRABALHO EM CAMPO
[FOTO2] 

AGENTE DE SAÚDE na cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, Sinália dos Santos, 40, explica que os obstáculos cotidianos da profissão são muitos. Passam pela falta de saneamento básico,por exemplo, que resulta numa alta incidência de doenças infectocontagiosas. Passam também pelo envolvimento da população jovem com o tráfico de drogas. “É um desafio e a gente vê como o nosso trabalho é importante”, avalia. 

 

OP ONLINE WWW.OPOVO.COM.BR
 

Confira conteúdo extra com lista de municípios que conquistaram o selo bronze do QualificaAPSUS. 

O que você achou desse conteúdo?