Logo O POVO+
Visitante poderá usar aplicativo para ter informações sobre a flora
CIDADES

Visitante poderá usar aplicativo para ter informações sobre a flora

| MEIO AMBIENTE | Dois parques estaduais serão mapeados e terão código QR em diversos pontos. Com o celular, usuário poderá acessar dados e ampliar experiência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Um aplicativo de mapeamento ambiental desenvolvido por professores e alunos do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE) ampliar a experiência de visitantes em dois parques do Ceará. Em uma parceria com o Governo do Estado, o Ecomapss irá mapear a flora e outros aspectos de interesse do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, e do Parque Botânico do Ceará, em Caucaia.


As atividades devem começar em junho próximo no Cocó. O objetivo é dar aos visitantes mais informações sobre espécies, ajudando em pesquisas e incitando a preservação.


Cada um dos pontos mapeados recebe uma placa de identificação com um código QR. Basta o visitante baixar o aplicativo – que, depois do download na Play Store, funciona offline – e apontar o celular para o código para ter acesso a nome, origem, informações e curiosidades.


A professora de agroecologia do IFCE e uma das criadoras do projeto, Brisa Cabral, considera que a iniciativa é um “convite a mais para a preservação” e acredita que deve aumentar a movimentação de visitantes nos parques envolvidos como ocorreu no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato. “O aplicativo promove uma interação maior, eu diria até um sentimento de pertencimento”, diz.


O professor de sistema de informação do IFCE João Alberto Abreu conta que a ideia do aplicativo surgiu da vontade de fazer um mapeamento florístico dentro do campus do Instituto. Segundo ele, demorou cerca de um ano para que ele fosse lançado, mapeando também o Parque Estadual Sítio Fundão. “O aplicativo disponibiliza informações fundamentais para quem faz a visitação. Ele faz com que as pessoas conheçam e, quando você conhece, você cuida”, defende.


Brisa concorda com a ideia. “É como se com o aplicativo a gente tivesse plantando uma sementinha para colher no futuro o cuidado com o meio ambiente”. Ela diz que, em comparação com o outro parque já mapeado, o Parque do Cocó e o Parque Botânico devem trazer desafios diferentes. “Difícil mesmo não é. É questão de estratégia, questão de perseverança”, afirma. O trabalho para o desenvolver o mapeamento envolve visitas, identificação, georreferenciamento, coleta de dados e confecção das placas.


“É um momento para as pessoas se atentarem para a riqueza e o tamanho do parque”, destaca a coordenadora de Educação Ambiental do Parque Estadual do Cocó, Cecília Licarião. Ela afirma que as informações do Cocó estarão disponíveis no aplicativo a partir de setembro. Só então o trabalho deve começar no Parque Botânico do Ceará, na Caucaia.


Em parceria com o campus de Tauá do IFCE, o Ecomapss funcionará também na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Águas Emendadas, na região dos Inhamuns, também coordenada pelo Governo do Estado.


SERVIÇO


O aplicativo funciona por meio de QR Code e está disponível por enquanto apenas para Android, na Play Store.

O que você achou desse conteúdo?