Logo O POVO+
Último mês da quadra chuvosa começa com boas expectativas para o Ceará
CIDADES

Último mês da quadra chuvosa começa com boas expectativas para o Ceará

| FUNCEME | Após um mês histórico, maio vai ser decisivo para a situação da quadra chuvosa do Estado e a previsão é positiva
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O número de municípios cearenses com chuva e o volume pluviométrico vêm aumentando nestes primeiros dias de maio. Saindo de um fim de abril escasso de precipitações, o cenário é positivo para as duas primeiras semanas deste mês, último da quadra chuvosa, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


Abril terminou como o mês mais chuvoso em nove anos (215.2 milímetros), número 14,5% maior que o histórico para o mês, e deixou seus frutos para a recuperação hídrica de açudes cearenses. Para maio, historicamente com menos chuvas da quadra, ainda é cedo para dizer.

[FOTO2]

Raul Fritz, meteorologista da Funceme, aponta que a situação é favorável para a continuidade de boas chuvas, que começaram entre os dias 29 e 30 de abril. “Essas duas primeiras semanas têm uma tendência boa à continuidade de chuvas. A predominância de precipitações será nas regiões Centro-Norte e Litoral, sem descartar o Sul do Estado”.


Com uma média de 90.6 mm, baixa em relação a outros meses da quadra chuvosa, as precipitações do quinto mês do ano estão surpreendendo. Nos anos anteriores, o mês não atingiu bons indicativos. Em 2017 ficou 23% inferior à sua média e, em 2016, 47,7% .

 

Entre as 7 horas do dia 1º e o mesmo horário de ontem, choveu em 123 municípios cearenses. O maior registro foi em São Benedito, na serra da Ibiapaba, com 87,4 mm, seguido de Ererê e Jaguaribe, ambos na região Jaguaribana, marcando 78 mm e 63 mm respectivamente. Não chovia em tantos lugares desde os últimos dias 22 e 23 de abril, com precipitação também em 123 municípios.


Até agora, no trimestre de fevereiro a abril, choveu 521,7 mm, quando deveria ser 510,1 mm. Mesmo estando em torno da média, o resultado poderia ter sido melhor não fossem os baixos volumes de março, mês historicamente mais chuvoso, mas que acabou 41,1% abaixo do normal. A média de precipitação para os quatro meses da quadra é de 600,7 mm.


“Estamos dentro da média para o trimestre mas infelizmente em março houve a redução de chuvas, o que contribuiu para não estarmos em um nível mais elevado de água. Nós não estamos tão tranquilos para superar a média. Se não fosse um março ruim, estaríamos em um cenário melhor”, afirma o meteorologista. No ano passado, o Estado terminou o período chuvoso 8,2% abaixo (551.7 mm).


Maio também será decisivo para a situação hídrica do Estado. O secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, afirma que com as chuvas deste trimestre houve um pouco mais de tranquilidade hídrica, principalmente para o Interior. “Há pouco mais de 20 dias, no início de abril, estávamos com cerca de 20 cidades em situação emergencial, à beira de um colapso. Hoje, várias já tiveram sua situação normalizada para atravessar o ano", indica.

 

 

Números

 

14 porcento foi a alta em volume chuvoso de abril, comparado a igual histórico anterior

 

90 mm é a média registrada neste quinto mês do ano, surpreendendo

 

VEJA


DADOS E PREVISÕES


AÇUDES


Atualmente, 17 açudes sangram no Ceará. 27 apresentam volume acima de 90% e 84 têm capacidade abaixo de 30%.

 

PREVISÃO


A previsão do tempo para hoje é de nebulosidade variável com eventos de chuva no noroeste do Estado. Há possibilidade de chuva na região litorânea e no Maciço de Baturité. Demais regiões céu parcialmente nublado.


PARA SEXTA-FEIRA


Para a sexta-feira, 4, nebulosidade variável com possibilidade de chuva no Centro-Norte do Estado. Céu parcialmente nublado no resto das regiões.

 

RESERVA PRÓPRIA


Cidades como Crateús, que estava dependendo de uma adutora de 150 km, no açude Araras, possuem hoje reserva própria pelo menos até a próxima quadra chuvosa.

 

AS EXPECTATIVAS

 

FRANCISCO TEIXEIRA

 

O secretário frisa que não há uma situação de garantia de recarga por vários anos no Ceará. “Não teremos aquele período chuvoso que alavanque recarga significativa para três, quatro anos, mas é boa para chegar até o ano que vem”.

 

ALERTA


Ele alerta ainda para a importância da economia de água para a situação de Fortaleza e Região Metropolitana.

 

O que você achou desse conteúdo?