Logo O POVO+
Organização estima que 150 mil fiéis visitaram Santuário de Fátima
CIDADES

Organização estima que 150 mil fiéis visitaram Santuário de Fátima

| FÉ | Em comemoração pelo Dia de Nossa Senhora de Fátima e Dia das Mães, fiéis completaram percurso com louvores e orações à Santa
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os lenços brancos ao alto em louvor tomaram as ruas do Centro e Bairro de Fátima. Em procissão, mais de 50 mil pessoas participaram do encerramento das celebrações pelo Dia de Nossa Senhora de Fátima, de acordo com a organização. Com cantos marianos, clamores e agradecimento, uma multidão celebrou este 13 de Maio. O percurso que durou cerca de 3 horas teve início às 18 horas na Igreja do Carmo e se encerrou com missa campal em frente ao Santuário de Fátima.


Fábio Melo, 44, já participa há anos da procissão. Junto com toda a família, ele afirma que está presente nas celebrações tanto em maio como em outubro - quando acontece a procissão de Nossa Senhora Aparecida. A esposa, Manuella Melo, 38, comemorou duas vezes neste domingo. “Maria é a mãe de todas as mães, foi o sim de Maria que trouxe a nossa salvação. Não tem como não se emocionar, sou mãe do Gabriel e faço aniversário nesta segunda-feira, 14”, diz.


Conforme o padre Ivan de Sousa, que presidiu a celebração ontem, a estimativa é de que 150 mil pessoas tenham visitado o Santuário durante todo o dia de ontem. Para ele, a festa têm ganhado maiores proporções ao logo dos mais de 60 anos de celebração. “O dia 13 já é muito especial porque é o dia de Nossa Senhora de Fátima e hoje também é o dia das mães. É uma grande graça, sabemos que essa festa não é só de Fortaleza. É do Ceará, de vários outros lugares”, disse.


Em diversas partes do percurso houve bloqueio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Além disso, durante todo o dia a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizou 20 veículos-extra.


Além das viabilidades técnicas, uma viabilidade espiritual estava pronta esperando Maria passar: os lares na rua Barão de Aratanha. Das decorações mais simples às mais elaboradas - com luzes, balões, flores e a imagem - todas as casas se faziam caminho para a fé.


”Isso vem desde a minha mãe, ela deixava tudo lindo para Nossa Senhora passar. Ela não está mais aqui e hoje é um dia que eu estou sentindo muita saudade dela”, conta Etna Batalha, 62. Para ela, permanecer o hábito de fé é trazer duas mães para perto.


Em agradecimento pela saúde da filha, Ticiana Pontes, 32, leva Beatriz, 2 toda vestida de maria à procissão. É o jeito de celebrar o milagre que trouxe tranquilidade para a família. Conforme padre Ivan, a mensagem deixada aos fieis é de paz. Paz nos corações por um mundo melhor e mais fraterno.

 

MULTIDÃO

A estimativa da organização é de que 50 mil pessoas tenham participado da procissão de Nossa Senhora de Fátima. A projeção é de que durante todo o dia 150 mil pessoas tenham passado pelo Santuário

TRÂNSITO

Durante todo o percurso da procissão, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) controlou os desvios e bloqueios. Além disso, a caminhada estava sendo acompanhada pelo Corpo de Bombeiros

 

O que você achou desse conteúdo?