Logo O POVO+
Número de mortes por influenza chega a 53 no Ceará
CIDADES

Número de mortes por influenza chega a 53 no Ceará

| GRIPE | Porém, último registro de óbito relacionado ao vírus da influenza foi na primeira semana de maio. Estado ainda não atingiu meta de vacinação. Campanha continua até 1º de junho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

No Ceará, o número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da influenza cresceu 35% em uma semana. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde (Sesa), há 53 óbitos confirmados (42 por H1N1) e outros oito em investigação. São 337 casos registrados e 156 em análise. No penúltimo relatório, semana passada, constavam 39 mortes confirmadas e 19 em apuração.

 

No entanto, a Sesa esclareceu que não houve novo registro de óbito esta semana e que a última morte aconteceu na semana entre 29 de abril e 5 de maio.

 

A uma semana do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação, com 82,39% da população prioritária imunizada, o Estado deve, agora, concentrar esforços para buscar aqueles do grupo prioritário que, por alguma razão, ainda não tomaram a imunização. Mesmo assim, a Sesa espera cumprir no dia 1º de junho a meta de 90% de cobertura.


Segundo a coordenadora estadual de imunização, Ana Vilma Leite, a recomendação é de que os municípios utilizem os agentes comunitários de saúde para ir às casas das pessoas concluir a vacinação do grupo prioritário (crianças até cinco anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e professores). “Tem vacina em todos os municípios”, garantiu.


Ela afirma ainda que, atualmente, 57 municípios cearenses estão com cobertura igual ou maior que 90%. Ao mesmo tempo em que 104 municípios estão com cobertura igual ou maior que 70% e menor que 90% e 23 estão abaixo de 70%.


“Não vai sobrar vacina. Não vamos receber (do Ministério da Saúde) cota extra”, assegurou. No entanto, ela acredita que, imunizando o grupo mais suscetível a contrair a doença, “acaba a circulação do vírus e, consequentemente, as pessoas que não tomaram a vacina também são protegidas”.


Fortaleza, que está com 81% da cobertura vacinal, tem encontrado dificuldade para imunizar crianças e idosos, segundo a coordenadora municipal de imunização, Vanessa Soldatelli. Por causa disso, a estratégia da Prefeitura para alcançar a meta deve seguir a recomendação d0 Estado. “Ir atrás nas creches, escolas, associações de aposentados”, exemplificou a gestora.


Por causa disso, adiantou, devem ser reduzidos os estoques nos postos de saúde. Ela classifica como quase impossível a distribuição de possíveis sobras da vacina a grupos não prioritários, pois o Ministério da Saúde teria enviado a quantidade delimitada ao público-alvo.


Hoje e amanhã, os postos Paulo Marcelo (Centro) e Messejana, funcionam das 8h às 16h30min.

O que você achou desse conteúdo?