Logo O POVO+
Ceará tem chuvas em torno da média antes do fim da quadra chuvosa
CIDADES

Ceará tem chuvas em torno da média antes do fim da quadra chuvosa

| MAIO | Todas as macrorregiões cearenses apresentam volume próximo ao esperado para o período chuvoso do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] A quadra chuvosa de 2018 se encerra ao fim deste mês e, apesar da inconstância das precipitações de maio, o Ceará registra chuvas em torno da média histórica para o período. Do início de fevereiro — quando começa a quadra chuvosa — até ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anotou volume de 561,4 milímetros (mm), um desvio de 6,5% abaixo da média, que é de 600,7 mm.

O resultado já é o melhor desde 2011, quando choveu 659 mm em todo Estado.

Na categorização da Funceme, índices de chuvas de 505,6 mm a 695,8 mm se configuram no patamar em torno do normal esperado para o Estado no acumulado de fevereiro a maio.
 

Todas as macrorregiões cearenses estão em torno das suas médias. O Litoral Norte e o de Fortaleza têm os maiores volumes acumulados, 865,3 mm e 756,3 mm, respectivamente (veja o quadro). O Litoral do Pecém apresenta a menor marca, com 597 mm, desvio negativo de 11,7%.
 

Para o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, superar a média histórica, nesta reta final da quadra chuvosa, é uma possibilidade “mais improvável”, uma vez que maio é um mês que chove menos.
 

“O mais provável é que essas chuvas que ainda aconteceram (em maio) permaneçam dentro da média. É possível que tenha desvio positivo, mas pequeno”, estima.
 

Com chuva em apenas oito municípios entre as 7 horas de segunda-feira, 14, e o mesmo horário de ontem, o Ceará teve o pior dia de precipitações desde o início da quadra, em 1º de fevereiro, quando choveu somente em três cidades. O maior índice na medição de segunda para terça-feira foi em Paracuru, com apenas 15,4 mm.
 

Segundo Fritz, a baixa incidência chuvosa se deve ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema que influencia nas chuvas do Ceará.
 

Mas, o meteorologista explica que ainda há chances desse cenário se reverter. “A tendência é que na primeira semana desta segunda quinzena a gente tenha eventos de chuvas isoladas em todas as regiões, predominando mais na parte Leste, incluindo as regiões Jaguaribana e Litorânea. Na segunda semana, a precisão é menor, mas a tendência (das chuvas) é de acompanhar a faixa litorânea do Estado”, projeta.
 

A previsão do tempo para hoje é de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões cearenses, céu entre parcialmente nublado e claro. (Colaborou Matheus Facundo)

O que você achou desse conteúdo?