Logo O POVO+
Ceará tem 21 mortos por H1N1, sendo 7 crianças
CIDADES

Ceará tem 21 mortos por H1N1, sendo 7 crianças

| INFLUENZA| Número de óbitos divulgado quase dobrou em uma semana. Vacinação continua hoje e amanhã em 19 postos de saúde de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O número de mortes decorrentes da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza quase dobrou no Ceará. Conforme os dados do boletim epidemiológico divulgado ontem, foram 21 óbitos por H1N1, dez a mais do que o total apontado há uma semana. A maioria, sete, foi de crianças. Em Fortaleza, nove pessoas morreram. Este ano já é o com maior número de casos e mortes desde 2009.

[SAIBAMAIS]

A letalidade da doença chegou a 17,4% e o número de ocorrências da influenza passou de 91 para 121 registros, sendo 52 nas faixas etárias até 9 anos. Ainda conforme o boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a menor cobertura vacinal no Ceará entre os grupos de risco é o de crianças entre seis meses e cinco anos, com 23,98%. “A população infantil realmente preocupa, até porque a gente só tem um hospital pediátrico público (Albert Sabin)”, ponderou o infectologista Ronald Pedrosa.

[FOTO2] 

Ele reconhece que, comparado a 2017, houve um aumento considerável. Ano passado foram 286 casos de SRAG e apenas 36 deles causados por influenza. “Mas nós estamos procurando mais casos também, com respostas mais rápidas. Existem hoje laboratórios particulares que emitem resultados de testes em até 48 horas. Isso facilitou muito a busca por diagnóstico”.

 

O médico ressalta que as crianças são, realmente, o grupo mais vulnerável. E relata que, dos casos que atendeu, aqueles que tiveram tratamento adequado apresentaram evolução satisfatória. Entre os óbitos registrados pela Sesa, apenas cinco pessoas tinham feito uso do medicamento Tamiflu em período oportuno e nenhuma tinha sido imunizada.


“Nossa campanha de vacinação já teve um atraso de 15 a 20 dias que foi muito importante. A repercussão da imunização a gente vai ter a partir de agora, que as pessoas estão procurando se vacinar”, aponta Ronald.


De acordo com a Sesa, proporcionalmente, não houve grande desvio em relação à letalidade da doença em 2018, apesar de haver o maior número de mortes desde o início da infecção por H1N1. O titular da pasta, Henrique Javi, destacou que a taxa de cura é superior a 80%.


Sobre os 188 casos que ainda estão sob investigação, o secretário afirma que já estão em contextos anteriores epidemiológicos. E que a maioria dos casos não liberados significa que ainda há busca pelo agente etiológico que causou a SRAG. “Aparecerão no boletim à medida que a investigação for concluída. O que percebemos é que o sistema está mais sensível, atento e oportuno”, avaliou.


As principais comorbidades relacionadas aos óbitos, indica a Sesa, são pneumopatias, cardiopatias, imunodepressão e obesidade.

 

PÚBLICO - ALVO


Crianças de 6 meses a 5 anos; Idosos;


Gestantes e puérperas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (mediante comprovação); Indígenas; Professores do ensino público ou privado (mediante comprovação); Funcionários do sistema prisional

 

VACINA


POSTOS


HOJE (10H - 16 HORAS)

 

> Posto Argeu Herbster

(Rua Geraldo Barbosa, 1095 - Bom Jardim)


> Posto Floresta
(Rua Tenente José Barreira, 251 - Álvaro Weyne)

 

> Casemiro Filho (Av.Francisco Sá, 6449 - Barra do Ceará)

 

> Miriam Porto Mota
(R. Coronel Jucá, 1636 - Aldeota)

 

> Rigoberto Romero

(Alameda das Graviolas, 195 - Cidade 2000)


> Licínio Nunes


(Rua 06, s/n - Quintino Cunha)


> Waldemar de Alcântara (R.Silveira Filho, 903 - Jóquei Clube)


> Valdevino de Carvalho (R.Guará, s/n - Itaoca)


> Oliveira Pombo

(Rua Rio Grande do Sul, s/n - Panamericano)


> Maciel de Brito

(Avenida A, s/n, 1ª Etapa - Conjunto Ceará)


> Melo Jaborandi

(Rua 315, 80 - São Cristóvão)


> Centro de Saúde Meireles (Av. Antônio Justa, 3113 - Meireles)

 

HOJE E AMANHÃ
(8H - 17 HORAS)


> Posto Carlos Ribeiro (R. Jacinto Matos, 944 - Jacarecanga)


> Paulo Marcelo
(R. 25 de Março, 607 - Centro)


> Irmã Hercília Aragão

(R.Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape)

 

>Anastácio Magalhães (R.Delmiro de Farias, 1679 - Rodolfo Teófilo)


> Luís Costa (R.Marechal Deodoro, 1501 - Benfica)


> José Paracampos
(R. Alfredo Mamede, 250 - Mondubim)


> Messejana (R.Coronel Guilherme Alencar, s/n)

O que você achou desse conteúdo?