Logo O POVO+
Casa de Cultura Francesa da UFC dá início à comemoração dos 50 anos
CIDADES

Casa de Cultura Francesa da UFC dá início à comemoração dos 50 anos

| ENSINO | A mais recente entre as casas de cultura estrangeiras da universidade, a Francesa tem hoje cerca de 9,5 mil alunos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

 

A data da criação do Centro de Cultura Francesa passou pelo fim da Belle Époque. No período, entre os anos 1850 e 1925, a influência de Paris chegava a Fortaleza pela arquitetura, música, literatura, língua. Mesmo assim, aquele dezembro de 1968 representou uma oportunidade para dezenas de pessoas — a maioria formada por jovens — de aprender a língua dentro cotidiano, na universidade, com qualidade e a baixo custo. A hoje Casa de Cultura Francesa (CCF) realiza uma série de celebrações até dezembro, neste que é o ano em que se comemora o aniversário.

[SAIBAMAIS] 

Aos 50 anos, a Cultura Francesa permanece atualizada e sempre em renovação. O mais jovem entre os centros de línguas da Universidade Federal do Ceará (UFC) — o primeiro foi a Casa de Cultura Hispânica, em 1961 — a Cultura Francesa se consolida, segundo a coordenadora, Virgínia Grippon, como mais do que um projeto de extensão. Ela é um intercâmbio de ideias sobre os saberes da França. “Nos sentimos muito orgulhosos de desenvolver esse trabalho que é único no Brasil. Nossos alunos são competitivos e ativos dentro da universidade”, aponta.

 

Com sete semestres de curso, a Cultura Francesa tem hoje cerca de 9.500 alunos. Já chegou a ter, no entanto, 15 mil estudantes ao longo de todo o curso. A principal dificuldade, segundo a professora Cláudia Giraud, é a falta de concursos públicos para substituir os professores que se aposentam. Segundo ela, na década de 1990, eram 15 os educadores fixos na casa. Hoje são apenas nove, com a ajuda dos substitutos.

 

Uma vitória conseguida por todas as Casas de Cultura da UFC foi a lei que determina a realização imediata de concurso para todo professor que se aposentar.


Coordenadora na terceira gestão, Virgínia é professora da CCF há 23 anos, mas o relacionamento com o País não se limita à Cultura: ela conheceu o marido cursando doutorado na França e o casal tem filhos franceses.

 

SERVIÇO


Jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa


O evento terá a presença do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, o lançamento do livro comemorativo do ano do Jubileu de Ouro, apresentação da marca e selo comemorativo, apresentação do projeto executivo de restauração arquitetônica da casa


Quando: hoje, às 15 horas

Onde: Auditório da Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853, Benfica)

ANO DE FUNDAÇÃO


QUANDO FORAM FUNDADAS AS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRAS DA UFC

 

Hispânica - 1961

Alemã - 1962

Hispânica e Italiana- 1963

Britânica - 1964

Portuguesa e Curso de Esperanto - 1965

Francesa - 1968

 

O que você achou desse conteúdo?