Logo O POVO+
200 mil doses de vacina contra influenza chegam hoje
CIDADES

200 mil doses de vacina contra influenza chegam hoje

| CEARÁ | Já foi imunizado 27% do público-alvo no Estado. Na Capital, 37% do total dos grupos prioritários está vacinado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Após o lote do último sábado esgotar em três dias, 200 mil doses de imunização contra influenza estão previstas para chegar hoje ao Ceará. Outro lote é esperado para amanhã, com mais 520 mil vacinas. As informações foram confirmadas ao O POVO pelo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) Henrique Javi, na inauguração do posto avançado de coleta de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) na Praça das Flores, na manhã de ontem. A Secretaria da Saúde do Município (SMS) divulgou que 19 unidades funcionarão amanhã para imunização dos grupos prioritários; no domingo, sete postos estarão abertos (veja o quadro).

[SAIBAMAIS]

O titular da Sesa atribui o desabastecimento de vacina à alta procura, ao passo que existe dificuldade da produção acompanhar a demanda. “Essa falta mostra uma alta procura pela imunização, o que é positivo, porque mostra que a população tem consciência da importância de se vacinar. O nosso maior empecilho mesmo é a produção da vacina. Isso não acontece só no Ceará. O problema é essa produção não conseguir acompanhar a velocidade de procura”, explica.

O número de pessoas buscando a imunização em Fortaleza é bem mais expressivo do que no resto do Estado, conforme a Sesa. A pasta aponta que em municípios do Interior o lote não acabou. Nas clínicas particulares, onde a dose custa em média R$ 140, ainda há vacina.

Em 2018, 11 óbitos já foram causados pelo vírus H1N1, subtipo da gripe, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Sesa há uma semana. Permanecem em investigação oito mortes. Pelo menos mais um falecimento está sob suspeita de ter sido causado pela influenza. A professora universitária Edilene Ribeiro Batista, 50, morreu na segunda-feira após quadro de insuficiência respiratória.

Henrique Javi comenta que ano passado a vacinação não era tão procurada quanto neste. A doença vem chamando a atenção do cearense pelo número de casos confirmados, que já chega a 91, mais que o dobro do observado em 2017 (36). “O que é irônico é que ano passado tínhamos que ficar chamando pessoas para se vacinarem. Em 2018 a circulação do vírus não mudou, ele não sofreu mutação”.

O secretário destacou ainda o trabalho de intensificação da campanha, que começou em Fortaleza três dias mais cedo que no resto do Brasil. E também o empenho na difusão do Tamiflu, medicamento que combate o vírus. Sobre a ampliação da imunização para além dos grupos prioritários no fim da campanha (1º de junho), Javi afirma ser “complicado” ainda pela questão da produção não acompanhar o ritmo da demanda.

Segundo dados parciais do Programa Nacional de Imunização, 519.018 pessoas (27% do público), entre idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas, já foram vacinadas no Ceará. Em Fortaleza, foram 233.646 (37% de cobertura vacinal). A meta do Estado é vacinar 2 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará receberá 2,5 milhões de doses até o fim da campanha. Deste total, já foram enviadas 1,2 milhão. 

 

POSTOS


SÁBADO, DE 10H AS 16 HORAS

 

> Posto Argeu Herbster
(Rua Geraldo Barbosa, 1095 - Bom Jardim)
 

> Posto Floresta
(Rua Tenente José Barreira, 251 - Álvaro Weyne)
 

> Casemiro Filho (Av.Francisco Sá, 6449 - Barra do Ceará)
 

> Miriam Porto Mota
(R. Coronel Jucá, 1636 - Aldeota)
 

> Rigoberto Romero
(Alameda das Graviolas, 195 - Cidade 2000)
 

> Licínio Nunes
(Rua 06, s/n - Quintino Cunha)
 

> Waldemar de Alcântara (R.Silveira Filho, 903 - Jóquei Clube)
 

> Valdevino de Carvalho (R.Guará, s/n - Itaoca)
 

> Oliveira Pombo
(Rua Rio Grande do Sul, s/n - Panamericano)
 

> Maciel de Brito
(Avenida A, s/n, 1ª Etapa - Conjunto Ceará)
 

> Melo Jaborandi
(Rua 315, 80 - São Cristóvão)
 

> Centro de Saúde Meireles (Av. Antônio Justa, 3113 - Meireles)

ABREM SÁBADO (10H AS 16 HORAS) E DOMINGO
(8H AS 17 HORAS)
 

> Posto Carlos Ribeiro (R. Jacinto Matos, 944 - Jacarecanga)
 

> Paulo Marcelo
(R. 25 de Março, 607 - Centro)
 

> Irmã Hercília Aragão
(R.Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape)


>Anastácio Magalhães (R.Delmiro de Farias, 1679 - Rodolfo Teófilo)
 

> Luís Costa (R.Marechal Deodoro, 1501 - Benfica)
 

> José Paracampos
(R. Alfredo Mamede, 250 - Mondubim)


> Messejana (R.Coronel Guilherme Alencar, s/n)  

O que você achou desse conteúdo?