Logo O POVO+
Últimos 398 aprovados em concurso da PM do Ceará iniciam formação
CIDADES

Últimos 398 aprovados em concurso da PM do Ceará iniciam formação

| POLÍCIA MILITAR | Ao todo, 5 mil aprovados na prova, realizada em 2016, foram chamados. Destes, 4,4 mil já ingressaram na PM ou estão fazendo curso
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
 

A quarta e última turma a iniciar processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), na manhã de ontem, acresce em 398 o número de convocados do concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ao todo, 5 mil aprovados foram chamados para compor as turmas de ingresso no curso preparatório para a função.

 

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa explica que a convocação permite aumento do efetivo em áreas com maiores índices de violência.


Do total de chamados desde a realização do concurso em setembro de 2016, ponderando as reprovações, cerca de 4,4 mil devem finalizar a formação e atuar nas ruas. “A previsão era de 4,2 mil vagas. O concurso classificou até o número 5 mil. Mas, o governador resolveu ampliar o número de vagas com o apoio da Assembleia Legislativa, trazendo esse número até chegar ao limite dos aprovados”, explica o tenente coronel Juarez Gomes, diretor-geral da Aesp.


Ele estima que a convocação represente aumento em 30% do efetivo. “Alguns se aposentam, se desligam. Se o concurso fosse menor, com a dinâmica de saída, teria um esvaziamento da corporação”.

 

O curso de formação é a terceira etapa do certame e tem carga horária de 1.020 horas/aula. A capacitação inclui aulas teóricas e práticas nas áreas de direitos humanos, tiro, armas letais e não letais, abordagem, gestão de conflitos, ética e cidadania.

 

“A última (terceira) turma está agora na academia, que será concluída agora em maio. Em junho (os policiais) já estarão nas ruas”, reforçou o governador Camilo Santana, presente na aula inaugural.


A formação de novos agentes proporciona a ampliação do policiamento em áreas de maior risco (veja quadro). “A turma que vai entrar vai ocupar os pontos de estágios, nos cruzamentos com policiais, e o reforço nas viaturas. Além disso, temos a turma dois, que já tá nas ruas e vai passar a ser classificada com a entrada da terceira turma. Vão ser lotados no Interior, na Região Metropolitana e em alguns pontos da Capital”.


Entre as iniciativas de reforço para a área da Segurança Pública no Estado, ele destacou a aquisição de 155 fuzis norte-americanos. “Serão 32 para a PM e o resto para a Polícia Civil. Deve sair ainda esta semana autorização do Exército para a importação de mais quase 4,5 mil pistolas. Metade vai para a Polícia Militar e metade para a Polícia Civil”. O titular da SSPDS salientou ainda a integração dos mais de 40 bancos de dados do Estado para utilização das informações em tempo real.

 

PMS


DO ÚLTIMO CONCURSO


PRIMEIRA E SEGUNDA TURMAS


Duas primeiras turmas de aprovados formaram 2.655 novos soldados. Eles já estão fazendo o policiamento do Estado desde o ano passado.

 

TERCEIRA TURMA


Com 1.355 alunos, a terceira turma está sendo treinada e deve iniciar a atuação em junho.

 

QUARTA TURMA


Dos 398 alunos da quarta turma de aprovados, são 381 homens e 17 mulheres.

O que você achou desse conteúdo?