Logo O POVO+
Projeto de aplicativo de caronas vence Uber Hack Fortaleza
CIDADES

Projeto de aplicativo de caronas vence Uber Hack Fortaleza

| INOVAÇÃO | Equipe que conquistou 1º lugar no desafio voltado para soluções de mobilidade competirá agora na etapa nacional, em São Paulo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] O desafio Uber Hack Fortaleza - Hackathon da Mobilidade, realizado durante o fim de semana no espaço Casa Azul Ventures, aceleradora de startups do Grupo de Comunicação O POVO, reuniu cerca de 40 jovens. Todos com um único objetivo: desenvolver soluções em tecnologia para o deslocamento nas grandes cidades. O grupo que criou e apresentou o aplicativo de caronas Quem Leva saiu vitorioso da etapa. O resultado foi anunciado na noite de ontem.


Formada pela estudante de mestrado em Computação Lana Mesquita, 27; pelos desenvolvedores Silvinho Deolino Neto, 22, e Carlos Mikael Soares, 21; e pelo programador Lucas Azevedo, 28, a equipe desenvolveu o projeto de aplicativo que visa facilitar as caronas com informações bem simples. No programa, o inscrito pode informar seus deslocamentos diários e dividir os custos deles.
 

Com a vitória, os quatro integrantes do grupo receberão uma viagem a São Paulo, para conhecer as instalações da Uber e participar da disputa nacional, nos dias 2 e 3 de junho. O evento reunirá os primeiros colocados de todas as etapas locais %u2014 Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Recife e São Paulo %u2014 para escolher a proposta que representará o País na fase mundial. %u201CO Brasil é hoje o segundo mercado da Uber no mundo e, por ter dimensões continentais, oferece desafios de mobilidade diferentes de região para região%u201D, explica o gerente da Uber no Norte e Nordeste, Michele Biggi.
 

A competição em Fortaleza durou cerca de 30 horas. %u201CFoi sensacional poder criar durante todo esse período%u201D, aponta Lana.
 

%u201CNão foi nada fácil. Ontem (sábado) à noite, por volta das 22 horas mudamos  de proposta e tivemos de começar do zero%u201D, contou Carlos Mikael.


O Quem Leva, de acordo com a equipe, é completamente factível. A ideia é que seja um programa gratuito, leve, fácil de usar e que não ocupe muito espaço em dispositivos móveis.

A disputa do Uber Hack Fortaleza - Hackathon da Mobilidade contou com um total de 200 inscritos, de onde foram selecionados aqueles que criaram os projetos com a proposta para melhoria dos deslocamentos nas grandes cidades.

Brenda Câmara, coordenadora de Projetos de UX de Design e Tecnologia do Grupo de Comunicação O POVO, foi uma das selecionadas. A equipe dela propôs um aplicativo colaborativo, não somente com caronas de veículos: poderiam ser companhias para uma caminhada ou pedalada. %u201CFoi uma experiência incrível%u201D.

 

O QUE É HACKATHON


Hackathon significa maratona de programação. É um tipo de evento
voltado ao desenvolvimento de um programa que atenda a um objetivo específico ou a projetos livres que sejam inovadores. 

O que você achou desse conteúdo?