Logo O POVO+
Mais da metade das praias de Fortaleza estão impróprias para banho
CIDADES

Mais da metade das praias de Fortaleza estão impróprias para banho

| CHUVA | Nenhum dos trechos do litoral oeste, na Barra do Ceará, está próprio para banho. Praia do Futuro está balneável
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Somente 12 dos 31 pontos de praia monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza (Semace), estão próprios para banho. No Litoral Oeste - que compreende praias como a Vila do Mar, Barra do Ceará e praia das Goiabeiras - não há nenhum trecho próprio para banho. A maior parte dos trechos próprios estão localizados na Praia do Futuro.


Locais movimentados como a praia do Caça e Pesca e a praia do Náutico saíram nesta semana da zona de balneabilidade. Marta Maria Silva, 57, manicure, conta que frequenta a praia do Caça e Pesca há mais de 10 anos, leva filhas e netos. Surpresa ao saber da praia imprópria, ela diz que um dos fatores que contribuem para a escolha do local para o lazer é justamente a limpeza.

[SAIBAMAIS]

Para chegar ao local, ela e a família, que moram no bairro Bom Jardim passam por dois terminais. “Mas vale à pena. A gente traz nossa água, comida e limpa tudo. Aqui até as crianças já sabem que não pode deixar lixo na praia”, ensina.


Também bastante frequentada, a praia do Náutico costuma ser a escolha de muitos banhistas. No caso do grupo de amigos Ana Cláudia Silva, 15, Murilo Henrique, 18, Krissia Sousa, 15, a proximidade do Centro é um dos fatores de escolha. Eles acreditam que é preocupante o fato de a praia não estar balneável, mas contam que não chegam a verificar com antecedência.


Segundo o boletim mais recente divulgado pela Semace, quatro praias perderam a condição de balneável, em relação à semana passada. A zona Leste apresenta melhor condição, com sete das onze praias próprias. As exceções são o Caça e Pesca e os três trechos compreendidos entre o posto do Corpo de Bombeiro 1 e o Farol.


Na zona Centro, cinco das dez praias monitoradas estão aprovados. Na zona Oeste, onde dez praias são analisadas, todos os trechos se encontram impróprios. A coleta de água entre a rua Francisco Calaça e a avenida Pasteur deixou de ser realizada por falta de condições da maré.


Conforme o órgão, a redução na balneabilidade das praias pode estar associada à ocorrência de chuvas, que aumentam a possibilidade de lixo e esgotos chegarem à praia por meio das galerias pluviais. Um ponto de banho é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 1.000 coliformes termotolerantes por 100 ml da amostra.


A Semace recomenta ainda que as pessoas devem “evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Também é recomendável evitar o consumo de frutos do mar desses locais”.

 

PRAIAS


PRÓPRIAS PARA BANHO


LESTE

Posto 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 – Entre os postos dos Bombeiros 8 e 1. A Praça 31 de Março fica próximo ao Posto 5

CENTRO

18C – Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a rua José Vilar

19C – Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa


20C – Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro


OESTE

Nenhum ponto próprio para banho.


IMPRÓPRIOS

O Caça e Pesca, na parte área leste de Fortaleza também está impróprio para o banho. São um total de 18 pontos impróprios em todo o litoral de Fortaleza.

 

O que você achou desse conteúdo?