Logo O POVO+
Licitação para alargar Sargento Hermínio terá propostas analisadas dia 20
CIDADES

Licitação para alargar Sargento Hermínio terá propostas analisadas dia 20

| AVENIDA | Com recurso de R$ 25 milhões vindos de parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, projeto de duplicação quer melhorar fluidez no trânsito e levar acessibilidade à via
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Um trecho de 1,5 km da avenida Sargento Hermínio, entre a avenida Olavo Bilac e a rua Padre Anchieta, nos bairros Monte Castelo e São Gerardo, deve ser duplicado. A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) abriu, em conjunto com a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), no mês de março, uma licitação para definir a empresa que fará a obra. A análise das propostas está marcada para o próximo dia 20. A dona de casa Tânia Parente, 51, moradora do Bairro Ellery, define que o alargamento já vem tarde. “De vez em quando, acontece um acidente aqui. É uma avenida muito estreita e já era para ter alargado faz tempo”.


A verba para a obra é estimada em R$ 25 milhões, vinda do programa Juntos por Fortaleza, uma parceira do Governo do Estado com a Prefeitura. No fim das intervenções, a Sargento Hermínio deve passar a ter toda a sua extensão, de 2,5 km, duplicada.


André Daher, coordenador de Gerenciamento de Projetos da Seinf, informa que, finalizada a licitação e caso não haja demandas judiciais, o prazo para início das intervenções é de dois meses e meio. O tempo para a conclusão da obra é de 18 meses, caso não haja chuvas intensas.


“A (avenida) Sargento Hermínio é um corredor importante, por onde transitam 15 mil veículos por dia e é uma ligação essencial no sentido Leste-Oeste da Cidade”, destaca Daher. Quando concluídas as intervenções, a ideia é que a avenida se torne uma via alternativa à Bezerra de Menezes e à Francisco Sá.

A Sargento Hermínio nasce no cruzamento com a rua José Acioly, no bairro Antônio Bezerra, e segue até a rua José Jatahy, no Jacarecanga, cortando ainda os bairros Presidente Kennedy, São Gerardo e Ellery. A ampliação da avenida é demanda antiga da população e teve início há 15 anos, época de gestão do prefeito Juracy Magalhães. De lá para cá, somente 40% das obras foram finalizadas.

Em um apartamento na avenida Sargento Hermínio moram cinco irmãs. A mais velha, Francisca Clarice de Oliveira, 92, vai a pé ao supermercado. Na altura do prédio dela, a via ainda é de pista simples. Para chegar ao outro lado, com o trânsito sempre movimentado, a aposentada conta com a ajuda de um semáforo, próximo ao prédio onde mora. O problema é a falta de respeito dos motoristas, que não param no sinal — que não tem fotossensor e, portanto, não gera multa. Ela confia que a obra vai trazer mais facilidade e melhorar o fluxo de veículos na região. “Se for trazer coisa boa, tomara que seja logo. Porque pra gente, que é idosa, é difícil demais passar a pista”.


O medo de João Barros, 53, dono de uma churrascaria no trecho que aguarda alargamento, é de que a ampliação da via tire o ponto comercial dali. “Que vai ser bom não tenho dúvidas. Mas é preciso também se importar com a gente, pequeno empresário que gera emprego”.  

 

NÚMEROS


1,5 Quilômetro é a extensão do trecho que deve passar por obras para concluir alargamento


25 Milhões de reais é o valor estimado da obra, custeada por parceria entre Estado e Município


18 Meses, após iniciada a intervenção, é o prazo para entrega da avenida Sargento Hermínio completamente duplicada

O que você achou desse conteúdo?