Logo O POVO+
Icapuí registra maior chuva do ano no Ceará
CIDADES

Icapuí registra maior chuva do ano no Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

 
O município de Icapuí, distante 204 km de Fortaleza, registrou entre quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, a maior chuva de sua história. A precipitação, de 255 milímetros (mm), é a maior do ano no Ceará e foi registrada no posto pluviométrico Icapuí.


No mesmo período, outro posto no mesmo município, o Retiro Grande, registrou a segunda maior chuva do ano no Estado: 179 mm. A série histórica de chuvas em Icapuí, cujo recorde foi batido, vem desde 1988. Nesses 30 anos, não houve registro de outra chuva de 255 milímetros.


De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva foi causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical.


De acordo com o meteorologista David Ferran, a zona de convergência formou um aglomerado de chuva de nuvens convectivas. Estas nuvens, explica Ferran, são caracterizadas por terem grande extensão vertical.


Segundo o meteorologista, Icapuí deverá registrar mais chuvas nos próximos dias. É pouco provável, entretanto, que as possíveis precipitações se igualem a essa.


Os últimos dados da Funceme, antes de Icapuí registrar a maior chuva do ano no Estado, colocavam Granja na liderança, com 173mm no último dia 9.


Das 7 horas de quinta-feira, 12, até as 7 horas de sexta-feira, 13, as maiores chuvas por municípios foram em Icapuí (Posto: Icapui): 255 mm; Icapuí (Posto: Retiro Grande): 179 mm; Iracema (Posto: Canafistula): 112 mm; Milhã (Posto: Carnaubinha): 109 mm: Ererê (Posto: São João): 107 mm; Iracema (Posto: Iracema): 103 mm; Russas (Posto: Sitio Timbaúba Macore): 103 mm; Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama): 100 mm; Umari (Posto: Umari): 87 mm; e Iracema (Posto: Bastioes): 87 mm. 

O que você achou desse conteúdo?