Logo O POVO+
Capital terá 16 novas Areninhas até o fim do ano
CIDADES

Capital terá 16 novas Areninhas até o fim do ano

| ESPORTE E LAZER | O investimento total será de R$ 33,8 milhões. Pacote foi lançado durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço da Areninha do Sítio Córrego, no Mondubim
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Fortaleza deve receber 16 novas Areninhas ao longo de 2018. O investimento total é de R$33,8 milhões. O entorno dos locais deve ser requalificado e receber núcleos do projeto Atleta Cidadão, que oferece aulas de futebol para público de 7 a 29 anos com o acompanhamento de profissionais de Educação Física. As obras fazem parte das ações do programa Juntos por Fortaleza, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura.


O pacote foi lançado na manhã de ontem, durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço da Areninha do Sítio Córrego, no bairro Mondubim. Os bairros contemplados serão Vila Velha, Antônio Bezerra, Bonsucesso, Itaóca, Parangaba, Serrinha, Mondubim I, Mondubim II, Granja Portugal, Parque Dois Irmãos, Curió/Lagoa Redonda, Castelão, São Bento, Jardim das Oliveiras, Barroso e Coaçu. A Capital já conta com 22 equipamentos desse tipo implantados.


“Passamos a entender que as Areninhas, além do lazer, tinham um papel social de dar oportunidade à juventude, de valorizar o entorno da comunidade, de gerar emprego e renda, de mexer com a autoestima”, diz o prefeito Roberto Cláudio, destacando que os espaços são geridos por conselhos gestores formados por moradores da comunidade e pela Prefeitura.


De acordo com RC, os equipamentos ajudam na prevenção da violência e na promoção da paz. “Nos comprometemos com 30 Areninhas ao longo do meu mandato. Serão 16 agora. E fica meu compromisso de fazermos mais 15 Areninhas próximo ano. Ao final do meu mandato, Fortaleza terá pelo menos 53”.

Para o governador Camilo Santana, a iniciativa é uma política “vencedora”. Ele reforça que todas as cidades com mais de 50 mil habitantes receberão o equipamento até o fim deste ano. “As demais cidades abaixo de 50 mil habitantes receberão uma Mini-Areninha, no mesmo padrão, com grama sintética, iluminação, tela, arquibancada, mas em tamanho society, menor”.

A mudança prometida pelos gestores amplia as oportunidades para os filhos e dá mais tranquilidade para a dona de casa Maria Luiza de Sousa, 35, moradora do bairro há 15 anos. “As crianças precisam porque é muito perigoso de noite, não têm pra onde ir. Eles gostam de jogar futebol aqui, precisam de um lugar para brincar, passear com o pais”.


Francisca Caroline Filomeno, 18, conta que costumava jogar em outra Areninha, mas parou pela distância de casa. “Mas se tiver uma aqui, vai ser muito melhor porque moro perto”.


O entorno da Areninha no Sítio Córrego deve receber iluminação pública com luz branca, Academia ao Ar Livre, parque infantil, bancos, cachorródromo, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia e meia quadra de basquete. A ponte sobre o Riacho Martinho deve ser recuperada e transformada em área recreativa.


Daionara Farias, coordenadora do Atleta Cidadão explica que o projeto atua nas 22 Areninhas instaladas na Capital e em outros espaços públicos. A iniciativa é realizada por meio de convênio entre a Federação de Triathlon do Estado do Ceará e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel). “Temos quase 4,8 mil crianças praticando atividades físicas em diversas modalidades. Nas Areninhas, trabalhamos o futebol e atendemos de 7 a 29 anos, divididos em faixas etárias. Desenvolvemos a parte técnica, campeonatos, amistosos”, detalha.  

  

Números 

 

15 Novas areninhas devem ser construídas na Capital em 2019, promete Roberto Cláudio.  

 

7 Anos é a idade mínima para participar do projeto Atleta Cidadão nas Areninhas.

 

ARENINHAS


IMPLANTADAS NA CAPITAL


Fortaleza possui 22 Areninhas: Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Genibaú (Campo do Sevilha), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (polo de lazer), Sítio São João, Barra do Ceará (Campo do Grêmio), Rodolfo Teófilo (Campo do Novo Ideal), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana), Planalto Ayrton Senna e Grande Bom Jardim.

MUNICÍPIOS


Os municípios contemplados com o Projeto Areninha são: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas), Crateús, Crato (duas), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e
Viçosa do Ceará.  

O que você achou desse conteúdo?