Logo O POVO+
Campanha de vacinação contra Influenza chega a 16% da meta no Ceará
CIDADES

Campanha de vacinação contra Influenza chega a 16% da meta no Ceará

| SAÚDE | Apesar da procura ainda intensa, movimento foi considerado tranquilo no 10º dia de campanha. Rede pública já realizou 366 mil imunizações no Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A procura pela vacina contra Influenza, incluindo o subtipo H1N1, apesar de ainda continuar intensa, foi menos tumultuada durante o dia de ontem nos postos de saúde de Fortaleza. Hoje, todos os postos da Capital devem realizar a imunização dos grupos prioritários em horário normal. Amanhã, 1º de maio, devido ao feriado do Dia do Trabalhador, os postos estarão fechados. 


Conforme o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), atualizado diariamente, o Ceará já vacinou 366.564 pessoas. Isso representa 16% da meta, que é alcançar 2.286.637 imunizados na rede pública até 1º de junho. Divididos por grupo, em ordem, estão idosos (164.357), crianças (87.877), trabalhadores de saúde (61.718), professores (22.853) e gestantes (18.289). O Estado tem o melhor desempenho do Nordeste e o 6º do País.
[FOTO2] 

Segundo Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a estimativa é de que pelo menos 200 mil pessoas tenham sido vacinadas na Capital. Segundo ela, os dados devem ser consolidados hoje, após repasse das informações das regionais para o sistema.

“Até sábado, a procura ainda foi bem intensa nos postos. Tivemos uma média de 1,2 mil doses aplicadas por unidade. Temos vacina suficiente até quarta-feira. Acho que na quarta ou na quinta deve chegar outro lote e ser distribuído”, explica Vanessa.

Depois de ter se antecipado ao calendário nacional e iniciado a vacinação no último dia 20, chegando a ter postos desabastecidos no meio da semana, o Ceará recebeu mais 176 mil doses na sexta-feira, 27. Destas, 42 mil foram para Fortaleza. Com a terceira remessa de vacinas, Fortaleza chega a 43,6% do total esperado.
 

Quem chegou ao Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, durante a manhã, esperou, em média, meia hora para entrar na unidade. De dez em dez, os que aguardavam na parte de fora eram encaminhados para as salas de vacinação, três para idosos e uma para crianças. No primeiro fim de semana de campanha, no mesmo local, a fila fazia volta no quarteirão. “Todo ano que tem vacina eu venho. Moro aqui perto. Até que tá rápido, é o primeiro posto que eu procuro”, disse o aposentado Francisco Gilmar Linhares, 72.
 

Na unidade Irmã Hercília, no São João do Tauape, em visita do O POVO, não havia fila na parte externa do prédio. A aposentada Maria Araújo Dantas, 75, disse que o atendimento foi rápido. “Eu tinha vindo antes, mas não tinha chegado”.
 

No posto Dr. Luiz Costa, no Benfica, o movimento também foi considerado “mais tranquilo”. “Já tinha procurado na semana passada em outro posto, mas não tinha. Soube que tinha aqui, me vacinei, e voltei para trazer minhas netas”, conta Marieta Pedrosa, 59.
 

Os coordenadores dos postos de saúde frisam a importância de levar documento que comprove a atuação profissional, no caso de professores, e doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, como prescrição médica.
 

Na clínica particular Núbia Jacó, na Aldeota, o movimento dentro da unidade era intenso ontem, porém sem fila externa, como no fim de semana anterior. A clínica funciona normalmente hoje, mas fecha amanhã.
 

O H1N1 provocou 11 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Ceará. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) na sexta-feira, 27, em boletim. Do total, quatro mortes foram registradas em Fortaleza. Eusébio (2), Aracati (1), Iracema (1), Milhã (1), Paraipaba (1) e Solonópole (1) também tiveram ocorrências. (Colaborou Isaac de Oliveira)

 

IMUNIZAÇÃO

 

A vacina disponível na rede pública protege contra os três subtipos (H1N1, H3N2 e tipo B). Porém, tem maior eficácia para o H1N1. A duração da imunização é em torno de um ano. O melhor período de imunidade contra a doença é entre o primeiro e o quinto mês. Para elaboração da vacina, a OMS recolhe amostras dos vírus Influenza em todo o mundo e aponta quais os tipos estão mais aptos a circular.

 

 


CONTRAINDICAÇÃO

 

Nos casos de febre alta (acima de 39ºC) e doenças ou remédios que alteram a imunidade.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS
 

> Crianças a partir de 6 meses até completar 5 anos

> Idosos de 60 ou mais
> Gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto
> Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como pacientes com obesidade grau 3, e outras condições clínicas especiais (deverão apresentar receita recente de medicação que comprove a situação)
> População Indígena
> Trabalhadores de Saúde
> Professores do ensino público ou privado (mediante comprovação profissional)
> Funcionários do sistema prisional
> Pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes sob medidas socioeducativas

 

CRIANÇAS
 

A primeira imunização de crianças com menos de 9 anos requer duas doses, explica a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Vilma Leite Braga. Se tiver tomado em ano anterior, só é necessária uma dose. De seis meses a menos de três anos, toma duas vacinas de 0,25 ml com intervalo de 30 dias. De três anos a menos de 9, são duas doses de 0,5 ml com intervalo de 30 dias. 

 

 


VACINA NA REDE PÚBLICA
 

> Segunda-feira, 30

Todos os 110 postos de saúde devem disponibilizar vacina das 7h30min às 18h30min.
> Terça-feira, 1º (feriado
Todos os postos de saúde estarão fechados

Veja a lista de postos de saúde de Fortaleza na internet: bit.ly/postosdesaudefortaleza

Veja a lista de postos de referência para atendimento à Influenza em
bit.ly/postosparainfluenza

 

 


VACINA PARTICULAR


Clínica de Vacinação Dr. Núbia Jacó (Rua Osvaldo Cruz, 1089, Aldeota)
Quando: Hoje, das 8 às 19 horas. Amanhã,1º, não irá funcionar
Valor: R$140 (quadrivalente)
e R$120 (trivalente) 

O que você achou desse conteúdo?