RUI AGUIAR
Coordenador do Unicef para CE, RN e PIO POVO - Como o problema do abandono escolar dialoga e pode atingir os níveis de violência?
Rui Aguiar - Em sociedades desiguais como a brasileira, a escola cumpre, além da função de direito à educação, funções de proteção social. Nós estamos em um momento crítico onde você tem a busca ativa para garantir o acesso dos que nunca tiveram esse direito, como é o caso das crianças de 4 a 6 anos das zonas rurais e de crianças com algum tipo de necessidade especial, e o retorno dos que abandonaram, como os adolescentes que concluíram o ensino fundamental e não chegaram ao médio. Essa ação exige a melhoria dos processos educacionais. A escola tem que se tornar mais atrativa para os adolescentes. Ofertar um currículo mais adequado aos contextos dessas crianças e adolescentes fora da escola. É possível fazer isso.
OP - Como a escola pode receber melhor esses alunos?
Rui - A diversificação curricular é muito importante, que inclua arte e debate sobre o contexto social em que vivem. Falar mais do que toca a vida cotidiana de crianças e adolescentes. Ter um currículo que seja significativo na vida deles. Com novas formas de avaliação e novos materiais didáticos. Um currículo que não seja repetitivo, que ajude na autonomia e na construção da identidade e da interação.