Logo O POVO+
Após críticas à Operação Renault 34, delegados se reúnem na SSPDS
CIDADES

Após críticas à Operação Renault 34, delegados se reúnem na SSPDS

| CRISE ENTRE INSTITUIÇÕES | Associação dos Delegados de Polícia criticou a condução da operação. Ministério Público afirma que investigações obedecem ditames constitucionais
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Cerca de 80 delegados de Polícia compareceram na tarde de ontem à sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro São Gerardo, para reunião com André Costa, titular da pasta.

 

O ato, decidido em assembleia na Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol/CE), apoia o delegado afastado Romério Almeida, suspeito de integrar suposto esquema de corrupção investigado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).


Um dia após o afastamento, Romério chegou a ser baleado e hospitalizado. Os tiros teriam sido disparados pelo próprio delegado, em possível reação às denúncias. Os outros dois suspeitos são o advogado Hélio Nogueira Bernadino e o detento Anderson Rodrigues da Costa.


Os delegados criticam a condução da operação. Conforme o presidente da Adepol, Milton Castelo, a reunião teve como pauta a defesa da Polícia Civil. “A reunião foi exatamente sobre as condições e a atual situação da Polícia Civil, todos os integrantes estão atravessando uma fase de muita dificuldade por falta de meios, de efetivo, e isso prejudica a instituição, segurança pública e sociedade”, disse. Milton falou ainda que houve exacerbação nas investigações do MPCE.


Na manhã de ontem, a Justiça negou a quebra de sigilo do processo. O pedido foi feito pelo MP. Entre o material solicitado para divulgação, estão áudios das interceptações telefônicas dos suspeitos. Delegados presentes na assembleia comemoraram o indeferimento.


Conforme nota da Adepol, a instituição pretende “ajuizar ação junto ao Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP contra os promotores que expuseram a imagem do delegado Romério Almeida; requerer da Procuradoria-Geral da Justiça (PGJ) a relação dos promotores que residem nas comarcas do Interior, com os respectivos endereços; e não participar de diligências do MP sem a garantia do órgão de que a imagem do investigado seja preservada”.

 

Após as críticas, o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Barroso Rios, afirmou em nota pública que o MPCE defende o fortalecimento da Polícia e cumpre dever constitucional nas investigações.


“O MPCE e a Polícia Civil têm uma longa e profícua história de união e cooperação, que sempre foi pautada no respeito mútuo e nos interesses maiores da sociedade”, diz a nota. “Em todas as instâncias de governança, o Ministério Público tem defendido o fortalecimento da Polícia Civil e a valorização de seus agentes, que cumprem funções de extrema relevância para o Estado de Direito.”


A SSPDS, também em nota, afirmou que tanto André Costa quanto Alexandre Ávila, adjunto da pasta, estiveram presentes na reunião.

“(A SSPDS) sempre esteve aberta ao diálogo com todas as categorias, que integram as forças de seguranças cearenses. A secretaria reforça que todos os pontos discutidos serão analisados e outras reuniões ocorrerão, visando fortalecer a Polícia Judiciária do Ceará, tornando-a ainda mais referência no País. 

 

LINHA DO TEMPO


25/4/2018


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagra a Operação “Renault 34”, de combate a suposto esquema criminoso envolvendo o titular do 34° Distrito de Polícia Civil,Romério Moreira de Almeida, um advogado e um detento. Ele foi afastado do cargo por 60 dias pelo juiz da 8ª Vara Criminal, Henrique Granja.


26/4/2018


Pela manhã, em seu apartamento no bairro Dionísio Torres, Romério Almeida teria disparado duas vezes contra si, no ouvido direito e no peito, lado esquerdo. Ele é atendido no Instituto Dr. José Frota e transferido à tarde para o Hospital São Camilo.


27/4/2018


A Justiça nega a quebra de sigilo do processo que investiga o suposto esquema de corrupção. Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol/CE) realiza Assembleia Geral em apoio a Romério Almeida e em defesa da Polícia Civil.

O que você achou desse conteúdo?