Logo O POVO+
Pagamento da Zona Azul será via aplicativo a partir de maio
CIDADES

Pagamento da Zona Azul será via aplicativo a partir de maio

| ESTACIONAMENTO | Até quarta, a Prefeitura credencia empresas para aplicação da nova tecnologia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
A partir de maio, os cidadãos que utilizarem o estacionamento Zona Azul farão o pagamento com o Cartão Azul Digital (CAD). A tecnologia substituirá o papel, que só valerá até o fim de julho. No novo modelo, os condutores poderão baixar gratuitamente os aplicativos, escolhendo qual irá utilizar — considerando a funcionalidade.
 

Pessoas jurídicas de todo o País interessadas em operar a distribuição do CAD por aplicativo têm até as 16h30min de quarta-feira, 28, para entregar a documentação exigida em edital. A divulgação das empresas habilitadas será no início de abril, a partir de quando passa a contar prazo de 60 dias para apresentação do aplicativo — com as especificações exigidas pela Prefeitura.
 

A expectativa do Município é que a tecnologia traga mais segurança e comodidade aos condutores. “A gente não está fazendo o contrato com apenas uma empresa de aplicativo. A gente está abrindo as especificações e qualquer que seja a empresa que tenha desenvolvimento de aplicativos pode se credenciar, homologando seu aplicativo e, a partir daí, fazendo a comercialização”, explicou o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Arcelino Lima.

A Zona Azul tem 2,3 mil vagas nos bairros Aldeota, Centro, Dionísio Torres, Meireles e Montese. A Prefeitura projeta ampliar para mais 19 bairros. O valor do CAD não deverá exceder R$ 2 — valendo por uma, duas ou cinco horas de estacionamento, a depender da região da Cidade. Das vagas atuais, 16% correspondem a permanência de uma hora, 64% a duas horas e 20% a cinco horas.

Os desenvolvedores também ofertarão o CAD em pontos de venda, para atender condutores que estejam sem celular ou sem acesso à internet. A quantidade de pontos de venda deve corresponder a pelo menos 1% do total de vagas na região. Em cada área, haverá sinalização indicando o tipo de vaga, o horário de funcionamento e os locais de venda.

 

RECURSOS


ZONA AZUL EM FORTALEZA
 

ARRECADAÇÃO


Todo o recurso arrecadado no sistema será destinado para a política cicloviária de Fortaleza.

DESTINAÇÃO


O Município ficará com 80% do valor recolhido por meio dos aplicativos e os desenvolvedores com 20%. Já nos pontos de venda, a Prefeitura ficará com 75% e o dono do estabelecimento com 25% — podendo negociar a margem de lucro com as empresas distribuidoras dos aplicativos.

INFORMAÇÕES
 

O edital da chamada pública está em: bit.ly/editalzonaazul 

O que você achou desse conteúdo?