Logo O POVO+
Operação de resgate de escultura de Sérvulo Esmeraldo continua hoje
CIDADES

Operação de resgate de escultura de Sérvulo Esmeraldo continua hoje

| PRAIA DE IRACEMA | Trabalho de retirada da obra La Femme Bateau, engolida pela ressaca do mar, chega ao terceiro dia hoje
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


O mar dificulta o resgate da La Femme Bateau, escultura de Sérvulo Esmeraldo arrastada pela ressaca das águas na última sexta-feira, 2. Depois de dois dias de trabalho de equipes de salva-vidas da Guarda Municipal e de mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Ceará, ainda não foi possível retirar a obra do fundo do mar. A operação se estenderá por, pelo menos, mais um dia.


A escultura que se encontra submersa na Praia de Iracema, presa a uma viga de 2 toneladas na Ponte dos Ingleses, está danificada, segundo o militar identificado como subtenente Daniel, do Corpo de Bombeiros. Ele relatou ao O POVO ter avistado La Femme Bateau durante mergulho, podendo constatar danos, principalmente, nas partes que representam a borda do navio e a chaminé.


A areia e a água, que entraram por um espaço entre duas chapas da estrutura, aumentaram o peso da obra — originalmente 400kg —, dificultando a retirada. Durante o dia de ontem, 12 mergulhadores se revezaram, em duplas, embaixo d’água.


Conforme o coronel Holdaney, que está à frente da operação, o rompimento ao meio de um cabo responsável pelo içamento foi um dos fatores que atrasaram ainda mais os planos de resgate da obra.


Já foram utilizados sete levantadores de peso submersos (espécie de boias), um bote e duas máscaras full face, que permitem comunicação dos mergulhadores submersos com a equipe em cima da ponte.

 

“As colunas são cheias de ostras, que cortam como um canivete, e não tem visibilidade para o mergulhador. Eles ficam tateando para encontrar os parafusos, soltar e fazer ela (escultura) emergir com os equipamentos”, detalha Heraldo Pacheco, comandante do Corpo de Bombeiros.

 

O resgate tem contado com o auxílio técnico de Ari Josino, responsável pela Metalúrgica Santa Luzia, que realizou a instalação da escultura, restaurada em outubro do ano passado.


“Tem que avaliar, ver o que pode aproveitar, refazer a estrutura dela, que é toda em aço inoxidável. As peças serão substituídas, vamos aproveitar as medidas”, explica Josino sobre a próxima recuperação da peça.


Ele já estuda a reinstalação da La Femme Bateau. “A ideia é que uma das vigas seja ‘enluvada’, para que sob ela seja instalada novamente a escultura”, projeta. (Ana Rute Ramires e Carlos Holanda/ Especial para O POVO)

 

LA FEMME BATEAU


É uma escultura-biruta em fibra de vidro, com dimensões 1,5m x 5,5m, instalada na Ponte dos Ingleses em 1994. Foi reconstruída em aço inox pintado.

O que você achou desse conteúdo?