Logo O POVO+
Levada na ressaca do mar, escultura de Sérvulo será resgatada hoje
CIDADES

Levada na ressaca do mar, escultura de Sérvulo será resgatada hoje

| PRAIA DE IRACEMA | Obra La Femme Bateau havia sido levada das longarinas da Ponte dos Ingleses pela ressaca do mar de sexta-feira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Os trabalhos começaram cedo da manhã, às 6 horas. Dez mergulhadores de resgate do Corpo de Bombeiros e oito guarda-vidas da Guarda Municipal se reuniram, cada grupo na sede da sua corporação, para recolher os materiais necessários ao mergulho. O objetivo era devolver à Ponte dos Ingleses e à Cidade a escultura La Femme Bateau, de Sérvulo Esmeraldo. Ela havia sido engolida pelas ondas da ressaca do mar na sexta-feira, 2, e foi encontrada às 10h30min de ontem, exatamente na altura das duas longarinas que a sustentavam.


O guarda-vidas José de Alencar, da Guarda Municipal, com ajuda do soldado Roberto Couto, do Corpo de Bombeiros, foram os primeiros a achar a escultura. Por mergulho em apneia (suspensão momentânea da respiração), Alencar conta que localizou a obra submersa a 4,5 metros. “Toquei em alguma coisa embaixo d’água, não eram as estacas, senti que era alguma coisa diferente. Como estava ficando sem ar, voltei à superfície. Meu irmão também é guarda-vidas, estava ao meu lado. Falei para ele que tinha encontrado alguma coisa. Tomei fôlego e desci de novo”, contou.


José de Alencar explicou que, devido ao mar agitado nos último dias, a visibilidade não favoreceu as buscas. “A princípio, não vi o monumento, fui passando a mão e vendo o formato, identifiquei que era a popa, só depois vi o ‘barquinho’, o monumento”. Com o peso estimado em 400 kg, a obra não pôde ser retirada ontem. A previsão é de que os trabalhos recomecem às 8 horas de hoje, com maré cheia.


A previsão da secretária-executiva da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Paola Braga, é de enviar o monumento para restauro assim que for retirado do mar. “O relato dos mergulhadores é de que ela estava presa a um bloco de concreto e entre duas vigas”.


Do Rio de Janeiro, a curadora de arte e viúva de Sérvulo, Dodora Guimarães, recebeu com alegria a notícia. “Fico muito contente porque houve uma grande mobilização. A solidariedade em torno da obra do Sérvulo foi muito grande”.

 

“La Femme Bateau não é somente um obra de Sérvulo. Ela é da Cidade”, inicia, antes de contar a história que deu origem à escultura. A ideia já inteira 24 anos. Dodora lembra que Sérvulo foi convidado pelo então titular da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Paulo Linhares, para oferecer uma obra na Ponte dos Ingleses. Chamado pelo então secretário a visitar a ponte, junto ao arquiteto Fausto Nilo, em 1994, o artista plástico teve revivida uma memória antiga, do início da década de 1970.


“Um artista francês, Jacques Castex, muito amigo do Sérvulo, o convidou para irem à cidade portuária onde Castex havia passado as melhores recordações. Chegando lá, a cidade tinha sido muito maltratada pela guerra”, lembra Dodora. Chegando ao porto da cidade, uma imagem chamou a atenção do escultor cearense: era um barco rebocado no mar e, soltando uma fumaça, a ruína da embarcação a transformava em mulher. “Ele disse ‘olha, é uma femme bateau (mulher embarcação)’. E aquela lembrança veio enquanto visitava o local (Praia de Iracema)”, recorda Dodora, emocionada. (Colaborou Igor Cavalcante)

 

OBRA DE SÉRVULO


La Femme Bateau é originalmente uma escultura-biruta em fibra de vidro com dimensões 1,5m x 5,5m, instalada na Ponte dos Ingleses em 1994. Foi reconstruída em aço inox pintado. 

O que você achou desse conteúdo?