Logo O POVO+
Justiça decreta preventiva de único suspeito preso por Chacina do Benfica
CIDADES

Justiça decreta preventiva de único suspeito preso por Chacina do Benfica

| DECISÃO | Douglas Matias não poderá aguardar a conclusão das investigações em liberdade ou cumprindo medida cautelar adversa ao encarceramento
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Único preso até agora por suposta participação na Chacina do Benfica, Douglas Matias da Silva, 25, teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, na manhã de ontem, 20. Foi durante sessão na 17ª Vara Criminal, a Vara de Audiências de Custódia. Na ocasião, ficou decidido que Douglas não poderá aguardar a conclusão das investigações em liberdade ou cumprindo alguma medida cautelar adversa ao encarceramento.


Quando da decisão, a juíza Christianne Braga Magalhães Cabral argumentou que é “evidente a necessidade de resguardar a ordem pública”, já que os delitos atribuídos ao suspeito, preso desde o último dia 11, são considerados de “extrema gravidade”. “Há prova de materialidade e indícios suficientes de autoria, encontrados no depoimento das testemunhas”, defendeu a magistrada,conforme documento ao qual O POVO teve acesso.

A Polícia Civil atribui a Douglas os crimes de homicídio qualificado, crime continuado, receptação, resistência à prisão, porte ilegal de arma e organização criminosa. “A periculosidade do acusado restou evidenciada através da descrição da conduta que lhe é imputada”, concluiu a juíza, após homologar a prisão em flagrante e negar o benefício da liberdade provisória.

Conforme O POVO mostrou no último domingo, 18, além de suspeito de participação nas execuções de sete pessoas,em 9 de fevereiro deste ano, na chacina registrada nas ruas da Gentilândia e do Benfica, Douglas estava foragido desde setembro do ano passado.


O juiz Edson Feitosa dos Santos, da 4ª Vara do Júri, havia decretado a prisão preventiva do jovem, suspeito de realizar outra execução, também na Praça da Gentilândia. Conforme investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Douglas matou a tiros Guilherme Renan Alves de Figueiredo Delane, 20, no último dia 4 de agosto.
 

À época, o juiz alertou que a demora na concessão da medida judicial poderia “resultar em dano irreparável contra a ordem pública”. Entretanto, sete meses se passaram e Douglas não foi preso. Neste intervalo, conforme denúncia do promotor Ythalo Loureiro, da 4ª Promotoria do Júri, impune, Douglas passou a ameaçar familiares de Guilherme.
 

O suspeito só foi preso durante as investigações da chacina. Ele estava em um apartamento no bairro Meireles, localizado após rastreamento da placa do veículo utilizado na matança. No interior do imóvel, foram encontrados dois revólveres, uma pistola Ponto 40 e munições.
 

Além de Douglas, são considerados suspeitos de participação nos crimes: Francisco Elisson Chaves de Souza e Stefferson Mateus Rodrigues Fernandes. Os dois têm mandados de prisão em aberto e estão foragidos. Tanto Elisson quanto Stefferson já respondem judicialmente por casos como roubo e furto de veículos e receptação. (colaborou Carlos Mazza)

 

FORAGIDO 


Douglas é suspeito de outra execução na Praça da Gentilândia e estava foragido.Polícia levou sete meses para prendê-lo. Antes de ser acusado da Chacina do Benfica, ele ameaçou testemunhas e circulou livre 

O que você achou desse conteúdo?