Logo O POVO+
Cineastas criticam edital de cinema
CIDADES

Cineastas criticam edital de cinema

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Realizador e membro do Fórum Cearense de Animação, Telmo Carvalho critica a participação das empresas Cinemia e Filmerama no XIII Edital de Cinema e Vídeo da Secult. As duas produtoras, que pertencem aos mesmos donos, concorreram a projetos na Capital e Interior.


“É uma falta de respeito com quem mora no Interior”, disse Carvalho. “Abriram empresa e concorrem como Capital e Interior. É desleal.”


Mariana Medina, roteirista e produtora de animação, concorda. De acordo com ela, a paridade na divisão de recursos é justa, mas, “infelizmente, algumas pessoas utilizam a cota de modo a levantar dúvidas”.


Natural de Russas, mas trabalhando em Fortaleza há quatro anos, o cineasta Allan Deberton obteve pontuação de 75,1, a terceira melhor entre longas de ficção concorrendo pela Capital. No entanto, ficou de fora.


A nota é superior às dos dois filmes classificados no Interior (municípios de Quixadá e Cascavel). “Eu me sinto injustiçado. Tem proponentes como se fossem do Interior, mas não são. E acabam tomando vaga”, desabafa. (Henrique Araújo)

O que você achou desse conteúdo?