Logo O POVO+
Centro de Fortaleza vai receber faixas exclusivas de ônibus e miniterminal
CIDADES

Centro de Fortaleza vai receber faixas exclusivas de ônibus e miniterminal

| TRÂNSITO | Pacote de mudanças foi divulgado ontem pela Prefeitura, que afirmou também estar em análise a implantação de ciclofaixas no bairro. Para o prefeito Roberto Cláudio, as estruturas devem causar impacto direto no comércio
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
O trânsito no Centro de Fortaleza vai mudar e reduzir o espaço do veículo privado. Até o fim do próximo ano, pelo que divulgou, ontem, a Prefeitura, devem ser instalados no bairro 8,2 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público e um mini terminal de ônibus. Além disso, estão em análise as vias da região que podem comportar, também, ciclofaixas.

[SAIBAMAIS]
Embora essas estruturas beneficiem diretamente ciclistas e usuários de ônibus, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) entende que há, também, impacto direto no varejo. “Quanto maior o aporte de linhas de ônibus, a rapidez e a comodidade do transporte público no Centro, maior efeito positivo para o comércio”, disse, em coletiva para a imprensa no Paço Municipal.

Conforme o planejamento da Prefeitura, as faixas exclusivas vão ser nas ruas Castro e Silva e João Moreira e nas avenidas Santos Dumont e Duque de Caxias. Possivelmente, devem ser implantadas, também, na rua Senador Pompeu. Já o mini terminal será na Praça da Estação.

Luiz Alberto Sabóia, secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), detalhou que a velocidade média dos ônibus nas faixas exclusivas do Centro deve ser “bem moderada”, em torno de 20 a 25 quilômetros por hora, em razão do estreitamento de algumas das ruas da região. “Pra conviver com  o pedestre”, justificou.
 

A conectividade entre as estruturas de mobilidade, como faixas exclusivas e ciclofaixas, também foi questionada. Segundo Sued Lacerda, engenheiro da Prefeitura, a demanda de chegar ao Centro de bicicleta, com segurança, é antiga.
 

Ao que tudo indica, adiantou Sued, “a infraestrutura cicloviária deve chegar pelo norte, pela (avenida) Historiador Raimundo Girão, pelo oeste, na altura da (avenida) Sargento Hermínio, e sul, possivelmente pelas (ruas) Senador Pompeu e Barão do Rio Branco. A gente está avaliando, pela segurança dos mais vulneráveis”, garantiu.
 

Na coletiva, RC também avaliou outras ações, como a melhoria da qualidade dos ônibus e as reformas dos terminais. Ainda, anunciou a implantação de faixas exclusivas na rodovia BR-116 e nas avenidas Dom Manuel e
Godofredo Maciel.

O que você achou desse conteúdo?