Logo O POVO+
Católicos fazem caminhada penitencial como purificação para a Páscoa
CIDADES

Católicos fazem caminhada penitencial como purificação para a Páscoa

Como expressão de fé, no terceiro domingo da Quaresma, multidão de católicos percorreu cinco quilômetros entre o Mucuripe e o Centro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Celebrado pelos católicos, o terceiro domingo da Quaresma foi marcado pela 10ª Caminhada Penitencial, iniciada às 7 horas da manhã, saindo da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. O percurso foi encerrado antes das 9 horas da manhã com missa.


O trajeto de cinco quilômetros foi feito pelas avenidas Abolição, Historiador Raimundo Girão e Alberto Nepomuceno, reunindo uma multidão em penitência, oração e cânticos. Durante o caminho, padres realizavam confissões, fiéis rezavam o terço e voluntários carregavam uma cruz de madeira.


Há oito anos, a babá Marta Rodrigues, 50, participa da caminhada e, neste ano, aproveitou para agradecer a Deus por ter chegado aos 50 anos de vida. Como expressão de fé, Marta fez o trajeto de pés descalços e rezando o terço. “Chego em casa maravilhosamente bem, não sinto nada”, conta.


Época de oração, jejum e caridade, a Quaresma, que acontece ao longo de cinco domingos, é o tempo litúrgico de 40 dias antes da Semana Santa. No terceiro domingo, correspondente à metade do período quaresmal, o católico é chamado a redobrar as forças, segundo o padre Alex da Comunidade Canção Nova.


“A Arquidiocese de Fortaleza coloca essa caminhada como um sinal externo da penitência interior. Todas as nossas atitudes exteriores que expressam oração, devoção, contrição, louvor são expressões do que se passa dentro. Então essa caminhada que fazemos exteriormente, essa grande multidão, reflete um desejo interior de mudança”, afirma o padre.


Para os católicos, o tempo quaresmal é um retiro espiritual em preparação para a Semana Santa. “Esse é o grande objetivo: chegarmos à Páscoa de coração purificado e celebrarmos a grande festa, que é a morte e a ressurreição de nosso Senhor”, explica o padre.


Após os cinco domingos da Quaresma, a Igreja Católica celebra a Semana Santa, iniciada no Domingo de Ramos. A Semana inclui o Tríduo Pascal, da quinta-feira santa ao sábado de aleluia, e se encerra no Domingo de Páscoa.

 

O que você achou desse conteúdo?