Logo O POVO+
Bike Anjo ajuda mulheres a pedalar pela primeira vez
CIDADES

Bike Anjo ajuda mulheres a pedalar pela primeira vez

| MOBILIDADE | Mulheres também aprenderam a cuidar da sua bicicleta em aula de manutenção e mecânica básica
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


Com o aplauso das colegas após as primeiras pedaladas por conta própria, mulheres aprenderam a andar de bicicleta, ontem. Nem a chuva foi empecilho. Elas foram maioria nas aulas da Escola Bike Anjo (EBA): a edição deste mês foi especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


Com noções de equilíbrio, frenagem e coordenação, repassadas pelos professores voluntários, participantes de todas as idades saíram da Praça Luíza Távora, na Aldeota, podendo se valer de mais um modal de locomoção. “Além do lazer, quem sabe eu consiga ficar andando pela cidade, nas ciclovias, tornar a bicicleta meu meio de transporte. É mais leve e mais barato”, projeta Rejane Colares, 55, autônoma.


Ela não andava de bicicleta desde a infância. Ao EBA, foi acompanhada pela irmã, Auricélia do Vale, 60, pedagoga aposentada. “Tenho uma bicicleta linda. Até mandei botar rodinhas mas caí, quando fui tentar andar. Então larguei de mão”, ri-se. Para ela, entre as funcionalidades das bikes estão a prática de exercícios físicos e a locomoção para curtas distâncias.

 

Sujeira e falta de uso são as duas principais causas de danos a uma bicicleta. Esta foi uma das lições aprendidas por outro grupo de mulheres ali: as ciclistas que buscavam autonomia também para a parte mecânica. “É um interesse bem recorrente, principalmente pras meninas. Não é da cultura da cidade nos ensinar manutenção. E outra, é um lance bem pessoal, o cuidar da sua bicicleta”, explicou a facilitadora da oficina Mara Oliveira, da loja Bitelli Bikes.


Outra dica para a limpeza das bikes principalmente durante a quadra chuvosa, é usar uma mistura de sabão neutro e água; e ainda produtos específicos para dissolução da graxa. Para aplicar, pincel ou mesmo escova de dentes podem ser aliadas. Daí, com a bicicleta de cabeça para baixo, basta acionar o sistema de tração, movimentando os pedais enquanto a escova remove a sujeira. Após enxaguar, o próximo passo é a lubrificação.


Serviço


Escola Bike Anjo - Aula gratuita

Quando: No segundo domingo de cada mês. Em abril, será no dia 8, a partir das 8h30min

Onde: Praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont, 1589 - Aldeota)

Redes sociais: bikeanjofortaleza
O que você achou desse conteúdo?