Logo O POVO+
Ato ecumênico homenageia vítimas da Chacina do Benfica
CIDADES

Ato ecumênico homenageia vítimas da Chacina do Benfica

| MEMÓRIA | Representantes religiosos e centenas de manifestantes ocuparam a praça, onde três das sete vítimas da matança morreram, há uma semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

No sétimo dia após a Chacina do Benfica, ato religioso foi realizado na noite de ontem, na praça da Gentilândia, um dos endereços das mortes. Centenas de pessoas acompanharam as mensagens de paz, ministradas por representantes do umbandismo, protestantismo, catolicismo e espiritismo.
 

“A ideia é pensar o Benfica, lugar de tantos jovens. Buscamos o fim da violência em Fortaleza”, diz Luciana Castelo Branco, representante do Fórum Cultural do Benfica, organizador do ato, junto à Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Fortaleza.

Ainda ontem, artistas pintaram o chão da Gentilândia. Flores, cores e sentimentos estamparam o local da morte de três das sete vítimas das chacinas. No fim da tarde, na praça vizinha, João Gentil, outras centenas de manifestantes lembraram a morte da vereadora carioca Marielle Franco, do Psol, morta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Juntos, no ato ecumênico da Gentilândia, militantes, políticos, representantes de movimentos sociais, sindicatos e partidos encontraram universitários e demais frequentadores e moradores do Benfica, pedindo a paz no bairro, na Cidade e no País. Número de participantes não foi estimado pelos organizadores.


Um dos preletores. o pastor presbiteriano Jamieson Simões falou das dores e da violência no Estado. “As pessoas me perguntaram onde está Deus diante da chacina. Eu vi Deus: era uma mulher preta chorando a morte dos seus filhos”, bradou.
 

As velas e flores brancas do momento religioso ocuparam naqueles instantes o espaço das mesas e cadeiras reviradas, da correria e do sangue derramado por volta das 23h30min do dia 9. Na praça, foram mortos a tiros José Gilmar Furtado de Oliveira Júnior, 33, Antônio Igor Moreira e Silva, 28, e Joaquim Vieira de Lucena Neto, 21. Na sequência, em frente à sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), na Vila Demétrio, morreram Carlos Victor Meneses Barros, 23, Emilson de Melo Júnior, 27 e Adenilton da Silva Ferreira, 24. Já na rua Joaquim Magalhães, foi morto Pedro Braga Barroso Neto, 22. 


Dos sete, quatro eram ligados à TUF. As principais torcidas organizadas dos times Ceará, Fortaleza e Ferroviário participam juntas de manifestação hoje, 16, a partir das 14 horas, também na praça da Gentilândia. O ato foi intitulado de Caminhada Pela Vida e Descriminalização das Torcidas.

O que você achou desse conteúdo?