Logo O POVO+
Após ataques, frota deve circular em Fortaleza nesta segunda-feira
CIDADES

Após ataques, frota deve circular em Fortaleza nesta segunda-feira

| ÔNIBUS INCENDIADOS | Pelo menos 11 ataques foram registrados neste final de semana, sendo dez a ônibus e um a caminhão. Viaturas e aeronaves devem fazer escolta
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

 

Após série de ataques, na qual pelo menos dez ônibus e um caminhão foram incendiados ou alvos de tentativas, toda a frota de ônibus de Fortaleza deve circular hoje. O trajeto dos coletivos deve ser acompanhado por escolta de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal e por aeronaves do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). As informações são da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

 

As medidas foram tomadas na tarde de ontem, em reunião coordenada pelo prefeito Roberto Cláudio, na sede da Etufor, com a participação do vice-prefeito Moroni Torgan, do presidente do Sindionibus, Dimas Barreira, do comandante de Policiamento Comunitário da PMCE, coronel Fernando Rocha Albano, e de dirigentes da Etufor.

 

Na noite de sábado, 24, sete ônibus foram alvos de ataques em diversos bairros da Capital. Quatro deles circulavam no Centro no momento dos crimes. Desses, um dos incêndios foi frustrado. Outras tentativas de atear fogo a ônibus foram registradas nos bairros Moura Brasil e no Vila Velha. Um sétimo princípio de incêndio, no bairro Conjunto Metropolitano, em Caucaia, foi interrompido.

 

Devido aos ataques, o sistema de transporte coletivo operou com frota reduzida durante o dia de ontem. Foram suspensas cinco linhas que saem da Praça Coração de Jesus, onde ocorreu um dos ataques, por medida de segurança. As linhas retiradas foram: 601-Aerolândia, 602-Parque Pio XII/ Ana Gonçalves, 613-Barroso/ Jardim Violeta, 633-Passaré/ Centro e 666-Jardim Castelão.


Durante a tarde de ontem, foram registradas mais ofensivas, três a coletivos e uma a caminhão. No Prefeito José Walter, um ônibus foi incendiado na avenida Perimetral. Duas tentativas de atear fogo em coletivos foram frustradas na Barra do Ceará e na Paupina. Na primeira, dois homens tentaram incendiar um caminhão, mas a população impediu que o fogo se alastrasse. Na segunda, homens armados atiraram e tentaram atear fogo em um ônibus, mas as chamas foram controladas pelo motorista usando o extintor do veículo.


Os três casos foram confirmados, por meio de nota, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A reportagem do O POVO presenciou ainda outro ataque na avenida Alberto Craveiro, no bairro Castelão.


Sobre a circulação da frota, a Etufor informou que as medidas foram tomadas para “garantir o funcionamento normal de todo o sistema de transporte coletivo da Capital, a partir desta segunda-feira, 26, com operação de linhas atendendo a população usuária do sistema de ônibus urbanos”.

O que você achou desse conteúdo?