Logo O POVO+
Ações visam qualificar atendimento nos primeiros mil dias da criança
CIDADES

Ações visam qualificar atendimento nos primeiros mil dias da criança

| SAÚDE | Primeiro Núcleo de Desenvolvimento Infantil na Atenção Básica foi implantado ontem pela Prefeitura
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Fase decisiva na construção do indivíduo do ponto de vista orgânico, emocional e neuropsicomotor, o período que compreende os primeiros mil dias de vida é alvo de ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O programa “Unidade Amiga da Primeira Infância” deve entregar selo de reconhecimento aos postos de saúde que cumprirem metas de assistência para crianças nesta faixa etária. Além disso, está prometida a instalação de um Núcleo de Desenvolvimento Infantil na Atenção Básica (NDI) em cada regional de Fortaleza até o fim da gestão Roberto Cláudio (PDT).
 

Os projetos foram lançados na manhã de ontem, no Posto de Saúde Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, no Conjunto Tancredo Neves (Regional 6). Lá foi implantado o primeiro Núcleo de Desenvolvimento Infantil.
 

“Estamos fazendo mais uma ação focados na primeira infância, que é onde a gente deve realmente investir prioritariamente. Essencialmente porque nos primeiros mil dias de vida, a contar pelo período intra-uterino, é o período onde existe a maior velocidade de desenvolvimento cerebral. É ai que nós devemos dar maior atenção à criança, mais carinho, mais afeto, estimular. A população precisa estar consciente disso”, explica a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.
 

Ela explica que foram elencadas dez metas que devem ser atingidas pela unidade para uma puericultura de qualidade.
 

“A puericultura é o acompanhamento feito pelo profissional de saúde do crescimento e desenvolvimento da criança desde o pré-natal. A adesão ao programa é voluntária, a equipe que quiser aderir, adere. E a gente vai começar a medir o alcance dos critérios pré-estabelecidos”, detalha Joana.
De acordo com a gestora da pasta, a avaliação deve ocorrer seis meses após a adesão e esta pode ser feita a qualquer tempo.

Dentre as metas estabelecidas pela SMS, estão o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, a realização do número de consultas preconizadas pelo Ministério da Saúde, os testes de triagem neonatal e o cumprimento do calendário de vacinas.

O projeto visa ainda estimular a equipe de profissionais a trabalhar cada vez mais em prol de melhorias para a primeira etapa de vida das crianças. A expectativa inicial é de que haja uma adesão de, no mínimo, 20 das 100 unidades, informa Joana Maciel.
 

Durante o evento, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil na Atenção Básica foi inaugurado no Conjunto Tancredo Neves, com o objetivo de detectar possível atraso no desenvolvimento.
 

“O profissional, ao acompanhar detalhadamente o crescimento de uma criança, pode detectar um atraso, seja por síndrome de Down, por síndrome congênita pelo vírus Zika ou até mesmo sem uma causa bem estabelecida”, destaca a secretária.
 

Segundo ela, serão realizadas parcerias com universidades para viabilizar o projeto. O primeiro NDI tem parceria com o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da Universidade de Fortaleza (Unifor), que deve realizar acompanhamento a partir de diferentes especialidades.
 

A primeira-dama Carol Bezerra destaca que Fortaleza foi a primeira capital a lançar o Plano Municipal da Primeira Infância. “As pessoas procuram muito um núcleo de estimulação. Com diagnóstico ou não, as mães percebiam que as crianças tinham atraso no desenvolvimento. Aqui também se estimula o vínculo da mãe com a criança”, frisa. (Ana Rute Ramires - ruteramires@opovo.com.br)

 

10 metas da Unidade Amiga da 1ª Infância


Consulta de puericultura ainda no período pré-natal, com participação em grupos de gestantes.

Testes de triagem neonatal que possibilitem intervenção precoce na presença de algum transtorno.

Realização do número de consultas preconizado pelo Ministério da Saúde: sete no primeiro ano de vida, e após, uma a cada semestre.

Aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e depois, complementar.

Avaliação antropométrica (medidas de peso e tamanho), que deve ser anotada na caderneta de saúde da criança.

Suplementação de ferro e vitamina A, preconizada pelo Ministério da Saúde para todo bebê depois do 6º mês de vida.

Imunizações para todas as crianças de acordo com o calendário nacional.

Crianças que pertençam aos programas “Cresça com seu filho” e “Criança Feliz” estejam sendo contempladas com as consultas.

Manutenção da saúde bucal da criança.

Análises para avaliar se o desenvolvimento cognitivo e motor da criança corresponde à faixa etária.

FONTE: Secretaria Municipal da Saúde 

O que você achou desse conteúdo?