Logo O POVO+
Sejus promete acabar com xadrezes em delegacias
CIDADES

Sejus promete acabar com xadrezes em delegacias

Edição Impressa
Tipo Notícia


Em sessão extraordinária para tratar da crise na Segurança Pública do Estado, o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) autorizou, por unanimidade, a entidade a entrar com ação civil pública na Justiça caso o Governo do Estado não adote as providências necessárias para acabar com os xadrezes nas delegacias. Presente na reunião, a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, se comprometeu a realizar a retirada de presos das  delegacias em até seis meses.
 

Ela afirmou que vai elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) registrando o compromisso de acabar com essa prática.
 

A outra autorização deliberada na sessão é para que a OAB-CE entre com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), por omissão, se o Governo não decretar a autonomia do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp). O presidente do conselho, Leandro Vasques, disse que basta um decreto cumprindo a lei que já existe.
 

O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, disse que a reunião do conselho, para deliberar sobre questões relacionadas à Segurança Pública, foi motivada não exclusivamente por causa das chacinas, mas como sequência de um trabalho que a ordem vem fazendo desde o segundo semestre do ano passado. “Não podemos conviver com isso. Queremos um combate enérgico ao crime organizado; queremos que medidas seja adotadas urgentemente”, afirmou.
(Artumira Dutra)  

 

O que você achou desse conteúdo?