Logo O POVO+
No Ceará, 88,2% terminam o 2º ano alfabetizados
CIDADES

No Ceará, 88,2% terminam o 2º ano alfabetizados

Edição Impressa
Tipo Notícia

No Ceará, 88,2% dos alunos finalizaram o 2º ano do ensino fundamental alfabetizados. Desse total, 77,4% dos estudantes apresentaram nível desejável de alfabetização e 10,8%, nível suficiente.

Os dados foram apresentados na manhã de ontem durante anúncio dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) referente ao ano de 2017, no Palácio da Abolição. O resultado foi o melhor dos últimos dez anos de implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), lançado em 2007. “É o melhor resultado que o Estado já teve em toda sua história”, disse o titular da Secretaria da Educação (Seduc), Idilvan Alencar.  

A meta do próximo ano é 100% das cidades do Estado apresentarem o nível desejável de aprendizagem. Dos 184 municípios, 182 apresentam nível desejável. Apenas dois, Icó e Umari, exibem índice suficiente de proficiência na alfabetização. O nível representa menos que o desejável, mas, ainda assim, satisfatório.  

De acordo com Idilvan Alencar, mesmo as duas cidades com esta avaliação são avaliadas em um “bom padrão”. Ele explica que essa classificação não configura um grande problema nem uma situação crítica, principalmente tendo em vista a situação em nível nacional. “Não estão no nível de excelência, que é o último nível. Mas estão no segundo, nós temos cinco níveis. Olha os outros estados do Brasil para a gente ver como é que eles estão ”, compara o secretário.  

Em 2018, foram 23 cidades avaliadas com nível desejável e 69 com nível suficiente de aprendizagem. À época, 82 localidades apresentaram nível intermediário, nove foram caracterizadas com alfabetização incompleta e uma como não alfabetizada. (Ana Rute Ramires)

O que você achou desse conteúdo?