Logo O POVO+
Mesmo com chuvas, trilhas do parque do Cocó seguem abertas para passeio
CIDADES

Mesmo com chuvas, trilhas do parque do Cocó seguem abertas para passeio

| FIM DE SEMANA | A lama e alguns pontos de alagamento não afastaram os visitantes, que lotaram o parque neste domingo
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Nem a maior chuva da Capital neste ano ocorrida no último sábado, 17, impediu uma manhã de domingo lotada no Parque do Cocó. Com atividades para toda a família, o projeto “Viva o Parque” segue com atividades ambientais e oficinas. Além disso, apesar de leve alagamento em alguns pontos, todas as trilhas também seguem viáveis para passeio.


Com três percursos diferentes, as trilhas do parque se dividem entre trilha do Cocó, trilha do Rio e trilha da Lagoa. Com as chuvas, houve o aumento de lama e se formaram algumas poças de água. Ainda assim, diferentemente do ano passado, em que as trilhas precisaram ser fechadas, os percursos seguem viáveis e receberam dezenas de visitantes no fim de semana.

[SAIBAMAIS]

A estudante de psicologia Edna de Castro, 41, conta que vai com bastante frequência ao local. “A chuva não está impedindo mas ficou um pouco complicado. Às vezes a gente tem que voltar para outra trilha para conseguir concluir”, explicou. De acordo com ela, das três trilhas, a melhor de caminhada é a do Cocó. “A da Lagoa está alagando mais”, disse.


Em vez de ser um problema, para Arley Sales, 38, que esteve no local com toda a família, as chuvas foram a possibilidade de vivenciar um outro parque. “Tem um pouco mais de lama mas dá para fazer a trilha tranquilamente, é até legal para a criançada sujar um pouco o pé, ver o mangue cheio e conhecer esse outro cenário”, explica.


A equipe do O POVO visitou ontem o local e, de fato, apesar de maior quantidade de lama, a trilha permanece plenamente acessível, com folhas afastadas e tocos de madeiras que possibilitavam a travessia em locais mais alagados. Em alguns momentos foi preciso passar mais lentamente e com cuidado, mas nada que impedisse o percurso.


De acordo com Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Secretaria de Meio Ambiente, todos os dias profissionais percorrem a trilha para avaliar a viabilidade e as possíveis manutenções do espaço. “Além disso, a gente conta sempre com uma equipe de socorro preparada. No caso de algo mais grave como alagamentos ou risco de queda de árvore nós interditamos a trilha e deixamos tudo sinalizado”, disse. Outra medida de segurança, segundo ele, foi a restrição do uso de bicicletas aos domingos, de 5h30min às 13 horas, quando há a maior movimentação de pessoas caminhando.


Ao todo são mais de 2 quilômetros de trilha ricas em espécie da fauna e flora nativa. As trilhas estão abertas todos os dias de 5h30min às 17h45min com 15 minutos de tolerância para o fechamento.

O que você achou desse conteúdo?