Logo O POVO+
Após 4 meses, horário de verão termina em 10 Estados e no DF
CIDADES

Após 4 meses, horário de verão termina em 10 Estados e no DF

| ENERGIA | Neste ano, o horário de verão se iniciará somente no primeiro domingo de novembro (dia 4), não mais no terceiro domingo de outubro
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Em vigor desde outubro de 2017, o horário de verão termina à meia-noite de hoje, 17, para o domingo, 18, no Distrito Federal e nos Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). À 0h do domingo, os moradores devem atrasar o relógio em uma hora.


Com o fim do horário de verão, o Ceará e demais estados do Nordeste do País voltam a ficar com o mesmo horário de Brasília. Já o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rondônia ficam com uma hora a menos; enquanto o Acre e o oeste do Amazonas, duas horas atrás.
 

Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, quando os dias são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931.

Um decreto do presidente Michel Temer (MDB) encurtou em duas semanas a duração do próximo horário de verão para que as apurações do segundo turno das eleições, em 28 de outubro, não ocorram em horários diferentes em estados que não dispõem da medida.

Por isso, este ano, o horário de verão se iniciará somente no primeiro domingo de novembro (dia 4), não mais no terceiro domingo de outubro (dia 21).
Criado para economizar energia e aproveitar energia solar, o horário já esteve perto de ser extinto. O Governo Federal chegou a avaliar o caso. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão tem perdido eficácia devido à mudança dos padrões de consumo. De 2013 para 2016, a economia gerada via horário de verão caiu de R$ 405 milhões para R$ 159 milhões.
 

No Ceará, o fim do horário de verão será sentido principalmente com a mudança na programação de emissoras de televisão e rádio filiadas a redes nacionais. As grades de programação modificadas, variando de veículo para veículo.
 

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o horário dos voos continua seguindo o fuso local. Os bilhetes e os sites das companhias aéreas informam a hora local, tanto na origem quanto no destino.
 

O funcionamento de bancos e Correios não sofre alteração. 

 

RÁDIO O POVO/CBN
 

NOVOS HORÁRIOS
 

PROGRAMAÇÃO
 

A partir desta segunda-feira, 19:
O POVO no Rádio — segunda a sexta-feira, às 9 horas
Debates do Povo — segunda a sexta-feira, às 11 horas
Revista O POVO/CBN — segunda a sexta-feira, às 16 horas
Vida&Arte — sábado, às 10 horas
Saúde do Povo — sábado, às 11 horas
Outros componentes da programação permanecem no horário atual. Confira a grade completa em radios.opovo.com.br/opovocbn/programacao

O que você achou desse conteúdo?