Logo O POVO+
Valores Investimento está na contramão da esfera federal
CIDADES

Valores Investimento está na contramão da esfera federal

Edição Impressa
Tipo Notícia


Para o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, a garantia de recursos feita em âmbito estadual está no sentido contrário do que acontece na esfera federal. 


“Nós estamos vivendo um momento de grande corte, na realidade, de uma verdadeira desmontagem do sistema de financiamento de Ciência e Tecnologia no País”, afirma. 

[QUOTE1]
Em 2016, o Governo Federal anunciou a fusão da pasta de Ciência e Tecnologia com a de Comunicações, criando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em cinco anos, o orçamento federal destinado à área foi reduzido de R$ 8,7 bilhões em 2014 para R$ 4,6 bilhões em 2018, de acordo com a assessoria de comunicação social do MCTIC.
 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Gomes, avalia o panorama nacional como “catastrófico”.
 

“Em poucos anos, se continuar desse jeito, a ciência brasileira vai estar desmontada”, reclama.
 

Segundo ele, a área de Ciência e Tecnologia do Brasil vem sendo penalizada, perdendo recursos sistematicamente nos últimos anos e de forma  desproporcional em comparação com outros setores.

O que você achou desse conteúdo?