Logo O POVO+
Vacina não é recomendada para todos
CIDADES

Vacina não é recomendada para todos

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

No Ceará, a recomendação é de que apenas pessoas que vão viajar para as áreas consideradas de risco devem tomar vacina contra febre amarela. A imunização se inicia dez dias após a aplicação da dose. Para ser vacinado nas unidades de referência é necessário apresentar, além de documento com foto e cartão de vacinação, comprovante de viagem ou assinar termo de responsabilidade se o deslocamento for feito em condução própria. 

No entanto, há restrição em alguns casos. A vacina não é recomendada para doadores de sangue, alérgicos a ovos, gestantes e lactantes, bebês com menos de nove meses, pessoas acima de 60 anos, diabéticos e pessoas com imunidade baixa. Para quem se encaixa em um desses grupos, o infectologista Guilherme Henn sugere não viajar para áreas consideradas de risco.  

Mensalmente, o Estado recebe vacinas do Ministério da Saúde, que são distribuídas aos postos de saúde dos municípios. Em dezembro, a Secretaria da Saúde do Ceará recebeu 5 mil doses, em janeiro, mais 10 mil e já foram solicitadas mais 20 mil para antes do Carnaval. (Lívia Priscilla)  

 

SEM CASO RECENTE

Há 17 anos o Ceará não tem registro de febre amarela. Por isso, apenas quem viaja a áreas de risco precisa tomar vacina contra febre amarela  

 

O que você achou desse conteúdo?