Logo O POVO+
Conselho pede reunião com Camilo para ter acesso a Plano de Segurança
CIDADES

Conselho pede reunião com Camilo para ter acesso a Plano de Segurança

| SSPDS | Secretário André Costa deveria apresentar planejamento de ações ao Conselho Estadual de Segurança Pública, mas faltou ao encontro
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp) irá marcar uma audiência com o governador, Camilo Santana, e a vice-governadora, Izolda Cela, com o objetivo de saber o que efetivamente está sendo executado do Plano de Segurança do Estado. A decisão foi tomada em reunião realizada ontem, no Palácio Iracema, na qual estava prevista a presença do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, para apresentar esse plano. Enviado como representante do secretário, o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Everardo Lima, justificou que André Costa se ausentou porque estava em compromisso operacional na mesma data.

Na reunião sobre o Plano de Segurança foi apresentado o Ceará Pacífico, programa já discutido anteriormente, conforme o presidente do Consesp, Leandro Vasquez. “A ausência do secretário talvez traduza que ele não tenha o que dizer ao Conselho”. Para Vasquez, o documento é uma “carta de promessas” e não define o enfrentamento de alguns assuntos, como o prisional.

O número de homicídios no Estado, que bateu recorde ao chegar a 5.134 no ano passado também preocupa. “Acreditava que haveria uma correção de rumo com um novo plano agora para 2018, mas o plano, segundo o secretário, está aqui dentro desse documento que foi concluído em dezembro do ano passado”, afirmou o presidente do Consesp. 


O representante do secretário argumenta que o Governo tem sim um Plano de Segurança no qual são traçadas estratégias, ações e atividades. No entanto, de acordo com Everardo Lima, todo planejamento prevê uma “retroalimentação” e a SSPDS define novas estratégias quando não são atingidos os objetivos delineados.
 

Os conselheiros também deliberaram que na reunião de sexta-feira, 2, condensarão mais de 40 propostas para enfrentamento da violência no Ceará, que se somarão às já apresentadas ao Governo em novembro e dezembro.
 

Segundo o titular da Polícia Civil, o secretário André Costa pediu para “deixar bem claro que ele se encontra totalmente disponível a receber sugestões, opiniões e reclamações do Conselho Estadual de Segurança Pública, como bem de qualquer setor da sociedade cearense” e que tratará do assunto pessoalmente com o conselho em momento posterior a ser definido.
 

Com funções consultivas e fiscalizadoras, além de autonomia administrativa e orçamento próprio, o Consesp é um órgão colegiado vinculado diretamente ao Gabinete do Governador e é formado por 13 integrantes representativos de entidades estatais e da sociedade civil. (Lívia Priscilla)

O que você achou desse conteúdo?