Logo O POVO+
As facções continuarão no cotidiano?
cenario

As facções continuarão no cotidiano?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Sinceramente,existirá forma eficaz de enfrentar as facções criminosas no Ceará se não pelo investimento pesado em segurança social nas áreas vulneráveis da periferia de Fortaleza e na Região Metropolitana?

 

Parece uma obviedade! Mas fazer o quê?Quem passou a dar as cartas no espaço público,principalmente no cotidiano dos bairros fora da Aldeota e nos assentamentos precários, foram os negociadores do tráfico de drogas. E com um agravante:de 2015 para cá, só engrossaram os exércitos miseráveis de kamikazes e ainda ganharam "quartéis" em forma de penitenciárias exclusivas.

 

A Secretaria da Segurança, no que se propõe com as duas polícias e com a vocação bélica, faz o que tem de fazer. Corre atrás do crime, às vezes se antecipa e se esforça para investigar o pós-crime. Porém, sem a cobertura estratégia do braço da segurança social e com um Judiciário burocrático, roda atrás do próprio rabo.

 

Daqui a pouco, a barbárie dos ataques cessa. Daqui a pouco, provavelmente, se noticiará uma outra chacina ou mais uma série de atentados contra ônibus, prédios públicos e delegacias.E assim se vai, sem sair do canto.

 

Construir um Centro de Inteligência e um presídio de segurança máxima são caminhos para amenizar a parada. Isolar lideranças, não colocar tomadas para carregadores de celulares... Mas irá se desatar o nó do destroço na essência? Sem priorização da segurança social?

 

Prisões

 

Dez pessoas teriam sido presas pelas polícias do Ceará por suspeita de participação nos atentados em Fortaleza e na Região Metropolitana.Três foram flagrados e isoladas para depoimentos.

O que você achou desse conteúdo?