Logo O POVO+
Volume sem silicone nos seios
Especiais

Volume sem silicone nos seios

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1][FOTO2]


Tempo de férias é tempo de maior procura por cirurgias plásticas e entre as mais realizadas está a colocação de próteses de silicone nos seios. Antes de você se decidir pelo procedimento é melhor saber da existência da possibilidade de avolumar as mamas através do enxerto de gordura. A técnica não é uma novidade em si, é muito usada na reconstrução de seios de mulheres mastectomizadas (retirada da mama, devido ao câncer de mama), mas só agora está caindo no gosto da mulherada para fins estéticos. O cirurgião plástico Erik Nery explica!
 

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO - Como é realizada a enxertia nas mamas?


ERIK NERY - O procedimento consiste em aspirar gordura de uma determinada parte do corpo e, a partir disso, tratá-la e purificá-la de maneira a se tornar ideal para injetá-la nas mamas para aumentar seu volume, melhorar seu aspecto e vitalidade. O procedimento é feito com anestesia local e sedação. A alta acontece no mesmo dia.
 


RFP - De onde a gordura é retirada?


EN - A gordura é coletada através da lipoaspiração de áreas doadoras, normalmente onde está em excesso no organismo, como abdômen, flancos, dorso, culote e coxa. Em seguida, é realizada uma preparação do enxerto com a finalidade de purificá-la ao máximo, removendo os resíduos de sangue e outras células, para que em seguida seja injetada na região da reconstrução mamária.

 


RFP - Substitui os implantes de silicone?
 

EN - Na verdade, pode ser uma alternativa para diminuir os custos do implante e das complicações inerentes ao silicone. Além disso, as cicatrizes são bem menores e puntiformes. Porém, cada caso deve ser sempre avaliado isoladamente com seu cirurgião plástico.
 
 

RFP - Em quais casos é recomendado?
 

EN - O procedimento é ideal para as mulheres que não desejam aumentos exagerados ou que não querem colocar um implante. Injeções de gordura também vêm sendo utilizadas para corrigir irregularidades deixadas por cirurgias de reconstrução de seios posteriores a uma mastectomia ou lumpectomia. A técnica contribuiu para o refinamento do contorno da mama e para a cobertura do silicone.
 


RFP – Quanto de gordura pode ser injetadas
nos seios?
 

EN - A quantidade é variável, depende do espaço que a paciente possui para receber a gordura na mama e da flacidez cutânea. Pelas técnicas convencionais, o volume médio a ser injetado é de aproximadamente 200 ml em cada mama ou até quando ela estiver firme o suficiente.
 


RFP - Em quais casos é contraindicado?
 

EN - A contraindicação é mais no sentido de minimizar complicações, seguindo a regra de qualquer cirurgia plástica invasiva. No caso, o paciente precisa estar com a saúde em dia ou, pelo menos, com a situação de determinada doença controlada, como em casos de pressão alta e tireoide, por exemplo. Pessoas com problemas de coagulação e doenças em órgãos nobres, como coração e fígaro, também podem se tornar inaptas para
o procedimento.

 

RFP - Pode ser associada aos implantes de silicone? Como turbina o resultado? O resultado fica mais natural dos implantes, principalmente em pessoas com seios pequenos e muito magras?
 

EN - A enxertia de gordura pode ser associada ao implante de silicone, uma vez que será extremamente útil tanto para correção de irregularidades e assimetrias, quanto para oferecer um aspecto mais natural da mama.

O que você achou desse conteúdo?