Logo O POVO+
Para apostar em 2018
Especiais

Para apostar em 2018

Selecionamos dez tendências de décor para inspirar na reforma da casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O universo da decoração é como a moda: ao mesmo tempo em que muda e se reinventa, resgata tendências do passado. Os lançamentos para interiores acontecem de forma dinâmica, mas alguns elementos seguem sempre em alta, como o uso da madeira no mobiliário e revestimentos. Confira o que, além dessa matéria-prima atemporal, está entre as apostas desse novo momento. 

 

[FOTO1]

AZUL ÍNDIGO
 

O azul índigo tem uma intensidade que oferece personalidade ao décor. É uma cor que, por si só, já é bem elegante: o pigmento natural azul-ultramarinho foi e é o mais valioso. O tom vem ganhando espaço no décor em ambientes como cozinhas, salas, lavabos e especialmente quartos. O índigo pode ser usado em propostas monocromáticas e também em detalhes. Quando misturado com diversas cores, com predominância na parede, esse azul pode trazer sobriedade. É uma cor inesperada, que chama a atenção, sem cansar. O quarto inspiração é do Pinterest. 

 

[FOTO2] 

MADEIRA
 

A matéria-prima oferece aconchego e elegância ao décor e segue firme como tendência em 2018. O projeto de Paola Ribeiro (capa deste suplemento) é fonte de inspiração para os amantes do estilo. A sala de jantar está integrada à cozinha. Ao fundo, painéis pivotantes separam o hall do resto da casa e Paola ainda lançou mão de uma coluna toda forrada de plantas. Aqui, a madeira surge em todos os detalhes desde o piso até os móveis, como mesa, cadeiras, banquetas, balcão e mais. Os detalhes ficam por conta do projeto de iluminação e acessórios em metal.
 

[FOTO4] 

MOSAICO DE ESPELHOS BISOTADO
 

Os espelhos ampliam, iluminam e conferem modernidade aos ambientes. Eles seguem em alta, claro, mas se reinventam com novas formas. As arquitetas Diana Coimbra e Amily Martins, responsáveis pelo projeto, dão a dica sobre o uso do mosaico de espelho bisotado: “devemos tomar cuidado para não exagerar, o mosaico é lindo, mas deve ser sempre o astro principal, de outra forma, o ambiente pode ficar exagerado e visualmente poluído”, aconselha Diana.
 

[FOTO5] 

REVESTIMENTO PEDRA NATURAL
 

As pedras são um revestimento de fácil manutenção e vão além do paisagismo para ter elementos da natureza dentro de casa. Na cobertura duplex de 332m², assinada pelas arquitetas Diana Coimbra e Amily Martins, a varanda e sala foram integradas. Com muita iluminação natural, o ponto alto do décor é a parede com pedra Seixo Telado Preto da Palimanan, que recebeu resina para dar este aspecto brilhoso. “Essa preta deve ser usada com cautela, não sendo aconselhável para ambientes pequenos, a não ser que seja de pouca estadia como lavabos”, conta Amily.
 

[FOTO3] 

TEXTURAS E RELEVOS
 

Outra grande aposta são os efeitos com texturas e relevos nos ambientes, como no caso dessa bancada toda em pedra Super Nano com detalhe lateral em revestimento Estrela Algodão da Cerâmica Portinari. É uma ótima opção para banheiros, lavabos e áreas gourmet para quem gosta do simples com toque de sofisticação. No ambiente, o toque de cor ficou por conta das banquetas. Projeto de Diana Coimbra e Amily Martins.  

 

 

BOISERIES
 

O charme vintage das boiseries atravessaram os séculos e, atualmente, ganham destaque na decoração de ambientes internos. A ferramenta também é uma arma poderosa quando a ideia é a criação de ambientes ecléticos, que trazem referências que passeiam entre o clássico e o contemporâneo. Essas molduras, geralmente feitas com gesso, também podem ser conseguidas através do isopor. Isso mesmo! Tutorias de como aprender a fazer a técnica podem ser encontrados com facilidade na internet. Vale conferir!
 

 

COBRE
 

Seja em luminárias, artigos de decoração, cadeiras ou mesas, o cobre é uma boa escolha. Mas esqueça do rosé gold, aqui o assunto é o tom tradicional, aquele que mais parece um ouro envelhecido. Essa cor é versátil e completa a décor de ambientes modernos e clássicos – varia de acordo com a personalidade de cada um. Dica: cuidado para não exagerar no uso do cobre, a ideia é que ele seja usado pontualmente, como percebemos neste clique ao lado.
 

 

PORTAS COLORIDAS
 

Tendência de destaque em 2012, as portas coloridas voltam a ganhar os olhares dos apaixonados por decoração, neste ano. A ideia injeta cor e astral ao ambiente e pode ser usada em diversos tons. A dica é que a cor escolhida combine com os artigos de decoração e os móveis da casa. Para quem não quer ousar muito, vale apostar nos tons pastel como o rosa e amarelo.
 

 

CANDY COLORS
 

A paleta da cor candy é certamente a preferida daqueles que não abrem mão de um ambiente leve com toque de romantismo. São cores em tons pastel, que podem ser usadas em móveis, acessórios, luminárias, portas, paredes... Vai de acordo com o gosto de cada um! Neste ambiente, os tons de candy conseguem quebrar a monotonia do lugar, sem deixar de lado a leveza deste design. Inspire-se!
 

 

ILUMINAÇÃO
 

Não é de hoje que a iluminação deixou de ser a parte técnica do projeto para tornar-se destaque na decoração. Essa ferramenta pode ser usada em diversos estilo e tonalidades. De acordo com o lighting designer Eduardo Becker, em entrevista para o site PD Led, as luzes suaves, que valorizam a arquitetura e os objetos de decoração, está na lista de tendências para 2018 . A luz aliada ao gesso, principalmente no teto, bem como o uso do LED automático são outros destaques (veja na foto acima). Por último, mas não menos importante, as luminárias de teto que proporcionam jogo de cores prometem ganhar espaço no mundo da décor. ‘’A possibilidade de mudar a temperatura de cor deve ganhar força no próximo ano, pois iluminação e suas nuances passam diretamente por uma questão íntima e de humor, e a luz tem forte influência no aspecto psicológico do indivíduo’’, explica o profissional. 

O que você achou desse conteúdo?