Logo O POVO+
Gastronomia Molecular
Especiais

Gastronomia Molecular

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

 

A mistura de sabores e alimentos que fazem da gastronomia molecular uma tendência na culinária brasileira foi pauta para a última edição da revista O POVO Lounge, lançada no último mês de dezembro e nas bancas.
Na publicação, um bate-papo com o engenheiro mecânico, chef e professor de Gastronomia Élcio Nagano, que explica o conceito deste tipo de gastronomia, que utiliza a física e a química para melhor entender os processos culinários e, com isso, obter novas formas de apresentação do alimento. A técnica é uma aliada da gastronomia contemporânea e ganha cada vez mais destaque por ser versátil e prática.

[FOTO2][FOTO3]
Élcio foi um dos profissionais cearenses que abraçou esse conceito, que já era tendência nos anos 90, e vem incentivando novos chefs a desembarcar nessa técnica. Aqui, mostramos alguns pratos que seguem a linha da Gastronomia Molecular!


 

LEQUE DE SABORES
[FOTO5][FOTO4] 

No Mercado do Café é possível fazer um passeio gastronômico por diversas regiões do Brasil. A casa apresenta cardápio com sanduíches regionais feitos para homenagear os saudosos mercadões do País.
 

Os burguers são intitulados por Mercadão de Sampa (mortadela cerrati e queijo prato), Mercado Central – BH (costelas suínas com molho barbecue, queijo cheddar e picles de cebola roxa), Mercado Modelo (carne moída ao molho, ovo de codorna empanado, azeitona, pimenta biquinho e cheiro verde) Mercadão de Madureira (contrafilé com queijo minas na chapa e vinagrete de mostarda e mel, servido no mini baguete ou pão carioca).
 

Para completar o cardápio, não poderiam faltar os sanduíches em homenagem ao estado do Ceará, o Mercado São Sebastião (carne moída e pedaços de bacon no palito, queijo cheddar, vinagrete de mostarda e mel e ketchup, servido no pão carioca) e o Mercado dos Pinhões (carne de sol acebolada na manteiga da terra, queijo coalho e picles de maxixe, servido no pão de rapadura ou jerimum). Os preços variam entre R$ 14,90 e R$ 19,90 e todos os sanduíches acompanham uma porção de batata frita.   

 

Mercado do Café
Onde: Rua Padre Francisco Pinto, 186 – Benfica
Instagram:
@mercadodocafe
Mais informações: 32832419   

 

 

O que você achou desse conteúdo?