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ART DÉCO INSPIRA COLEÇÃO
Na pista de dança coberta de mini luzes de LED e cercada de paredes de vidro da Sutton Club, em São Paulo, a Água de Coco apresentou seu Alto Verão 2018 em primeira mão para jornalistas na noite da terça-feira, 28. Entre os convidados, O POVO acompanhou o desfile puxado pelas top models queridas da marca: Carol Trentini e Isabeli Fontana.
Inspirado no distrito de Art Deco de South Beach, em Miami, a paleta de cores explorou do branco, com opções para o Ano Novo, ao preto com bordado de canutilhos dourados. As formas geométricas estão por toda parte nesta coleção: estampas com fundo chevron, xadrez, cortes em triângulos. As seriedade das listras se contrasta com as folhagens. Na maioria das peças, a palmeiras de Miami brincam com cores como o magenta e o salmon.
Com orientação retrô, os cortes trazem de volta o estilo “asa delta”, popular na década de 1990. As “hot pants”, biquínis com calcinha de cós alto e que cobrem mais o bumbum, também continuam em alta e fazem alusão ao Art Deco dos anos 1920 e ao luxo do clássico da literatura americana Great Gatsby, mas com um toque tropical. Tecidos leves e fluidos dão o balanço dos babados das saias e saídas de banho.
“Muita seda pura nessa coleção”, explica estilista Liana Thomaz. Para este Alto Verão 2018, ela explica que a busca pela marquinha ideal faz com que o “cortininha” ainda seja o mais procurado. Tecidos pintados à mão, cetim e mousseline de seda e crepe estão entre os mais usados nas peças apresentadas no desfile.
“Tem duas apostas. Uma da mulher mais sofisticada, além da praia. É a mulher do final de semana, que vai para um show, para um bar. Ela vai de rasteirinha e usa a roupa que tem a ver com aquilo. E tem a mulher jovem que está sempre de cortininha”, diz Liana. As peças são limitadas e já estão à venda nas lojas.
A beleza das modelos foi assinada pelo maquiador Lavoisier. Ao som de batidas tropicais do DJ Zé Pedro, elas desfilaram com visual natural e uma pele bronzeada. A aposta do cabelo segue o estilo anos 1990: liso, reto e partido ao meio. Os olhos são leves, com sombras claras e cílios fortes. Na boca, os batons claros e gloss nude, com leve brilho, voltam depois de temporadas de lábios matificados.
“Uma tendência que está vindo bem forte é uma pele bronzeada, bem cuidada, hidratada e bem iluminada. Mas também um olho mais iluminado com uns cílios um pouco mais marcado”, diz Lavoisier.
PALMEIRA LEQUE
O verde, laranja, rosa e vinho se destacam nestes modelos que usam ainda a palmeira de forma arrendondada. Pregas e nervuras aparecem em maiôs e saias midi nesta linha da coleção. Os babados também estão em alta.Leque
“Que mulher não se sente bem quando cobre a barriga?”, destacou a top Isabeli Fontana (foto). As chamadas hot pants voltaram às passarelas em 2012 e permanecem. O charme vintage da peça da Água de Coco também pode ser vista no recorte do sutiã que lembra aqueles de fotos em preto e branco nas orlas mundo afora.Gatsby Tropical
Tule preto se contrasta com a LYCRA, dando transparência típica da moda dos anos 1920. O toque final é o bordado de canutilhos ouro e ouro velho que formam folhas de coqueiro. O preto básico se transforma. Na mesma série do desfile, um maiô preto de frente reta trazia, nas costas, desenho de palmeira dourada.
Folhagem logo
De um jeito sutil, a marca encontrou uma forma de exibir o logo. Na estampa, as letras que formam “Água de Coco” aparecem coloridas ao lado de folhagens em tons de roxo e verde. Babados e tecido solto são recorrentes nos modelos desta linha.
Nusa Branco
Tão perto do Ano Novo, a coleção também traz opções fluidas em branco. Babados, saias com transparência e recortes geométricos dão sofisticação às peças brancas, que vão além dos modelos usadas na areia de praia. Mais cobertas, elas adornam mulheres em passeios à beira-mar ou confraternizações íntimas.
Piscina Decor
O chevron (zigue-zague) em dourado e preto se combina com folhagens tropicais. De acordo com a Água de Coco, esta linha da coleção buscou inspiração na piscina do hotel Raleigh, em South Beach, Miami. O distrito Art Deco americano foi o mote do Alto Verão da marca.
Magenta e a fluidez
O magenta aparece em uma versão da cor especialmente desenvolvida para as estampas da Água de Coco. Ao mesmo tempo que proporciona o contraste, a matiz fechada também desperta o ar de sofisticação na peças que conta com fluidez de tecidos leves.
Back to basics
A marca cearense com foco em roupas essenciais do guarda-roupa
As peças começam em R$ 100 com croppeds e t-shirts, por exemplo, e vão a R$ 330 com peças longas e de alfaiataria. Os tecidos são crepe, malha, moletom e linho
Boa nova: a marca estreia seu e-commerce em janeiro de 2018
Iniciada há três meses pela estudante fortalezense de Jornalismo da Unifor, mas apaixonada por moda, Fernanda Gurgel, a Back to Basics entrega novo mood às peças básicas do guarda-roupa feminino. A ideia partiu de uma demanda da própria jovem, que tinha dificuldade em encontrar, na moda local, peças básicas como queria, diferenciadas e sem muita informação. O gosto pelo estilo a levou então à produção de suas próprias peças, agradando amigas próximas a ela, mas já influenciando um público maior com o @shopbacktobasics no Instagram, onde a designer de moda por vocação também faz as vezes de modelo nas fotos. “Prezo principalmente por um corte e acabamento muito bons e sofisticação no design de uma forma minimalista”, explica Fernanda, que mixa it-bags com produções descoladas de tênis.
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Shopbacktobasics.com.br
Pé na sustentabilidade
O calçado de pele e escamas de tilápia do designer cearense Érico Gondim, com bordados manuais da artesã cearense Milena Soares, em parceria com a @ratoroi e @inspiramaisoficial apresentado durante o Brasil Eco Fashion Week (BEFW), em Sampa.
Visão de futuro
Com cliques do fotógrafo, expert em moda, Nicolas Gondim, a marca de óculos cearense Ferrovia lança linha – Terra – que aposta em produtos feitos a mão, com matérias primas antialérgica, recicláveis e biodegradável. Fique de olho nas armações gatinho, retrô, retangulares e quadradas em tamanho grande. Instagram: @ferroviaeyewear. Site: Oculosferrovia.com.br
Novos ares
O look usado por Isabeli Fontana na foto é dos cearenses Daiane Rocha e Paulo Neto. Os dois participaram da final do Senai Brasil Fashion, na última segunda, com desfile armado no Museu do Amanhã no Rio. “Para a coleção, que se chama MoviVento, reutilizamos alguns materiais do kitesurf como a pipa”, contou ao O POVO Paulo, modelista, sobre a técnica de upcycling para desenvolver as peças. Durante o projeto, ele e Daiane, estilista, receberam a mentoria de peso de Ronaldo Fraga.
ISABEL FILGUEIRAS
E RAQUEL ARAÚJO