Logo O POVO+
Uma livre Maitê
Especiais

Uma livre Maitê

A atriz está em Fortaleza com o espetáculo A Mulher de Bath e fala sobre nova fase nos palcos e longe da TV aberta
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Liberdade, Liberdade, título de um dos últimos trabalhos de Maitê Proença para a TV Globo é também a palavra que descreve o atual momento na vida da talentosa atriz, que celebra 40 anos de carreira.

Recém-despedida da emissora, a loira de beleza estonteante, que deu vida a muitos papeis em novelas como Dona Beja, Guerra dos Sexos e Sassaricando, se reinventa aos 59 anos e faz tour pelo País com o espetáculo “A Mulher de Bath”. Neste fim de semana ela está em solo cearense, bateu um papo com o Buchicho e, hoje, se apresenta no Teatro Via Sul.


Maitê retorna aos palcos num momento, segundo ela, chamado de pós-teatro, com cenário e figurino só que com um tom mais realista com os truques de bastidores à mostra. É essa transparência, inclusive, que ela quer ter no seu trabalho daqui para frente. “Só farei, de agora em diante, aquilo que considero de real valor”, avisa.


O Espetáculo


A peça nasceu de um texto clássico escrito em 1380 pelo poeta da literatura inglesa Geoffrey Chaucer. Maitê interpreta Alice, uma mulher que já enterrou quatro maridos, é feminista e cheia de argumentos em meio ao período da Guerra dos Cem Anos na Inglaterra. A obra foi traduzida para o português pelo brasileiro José Francisco Botelho bem no estilo Cordel, com muita rima sem perder a essência.


“O que trago para Fortaleza é uma história de conteúdo totalmente atual, com um jeito ultramoderno de se apresentar, num texto atraente e popular da melhor qualidade. Nossa plateia vai rir e se divertir, mas, sobretudo, vai se sentir respeitada!”, revela a veterana sobre o novo trabalho.


Vida


Maitê prestou vestibular para muitas áreas. Nesse período de dúvidas, largou tudo e foi viajar pelo mundo, estudando línguas e até mímica. Na volta para o Brasil, fez cursos no Museu de Imagem do Som e recebeu o primeiro convite para fazer um teste para teatro.

Daí foi para a TV e não parou mais.


Segundo a atriz, o despertar por artes começou em casa com exposição de quadros nas paredes, a mãe tocando piano e o pai flauta. Quarenta anos depois da decisão, atuar segue sendo sua grande escolha de vida e viajar um dos seus hobbies preferidos, não é à toa que fala vários idiomas e já conheceu cerca de 70 países.


Idade não pesa


Quase aos 60 anos, a idade não pesa nos muitos planos que Maitê tem para esta nova fase e considera “bobo” quem diz serem os 50 os novos 30. “Cinquenta é cinquenta! É ótimo saber mais coisas, conhecer mais pessoas e lugares, ter viajado para mais países, lido mais livros, ter pensado mais coisas de forma mais ampla, ter errado mais vezes, ter se frustrado e buscado o acerto, poder compreender melhor o outro, tolerar opiniões que divergem da sua. Tudo isso se conquista com o passar dos anos. Nada disso diminui a criatura mais velha. Isso tudo é um mais, não um menos”, pondera.


Entre os projetos em curso está a série Me Chama de Bruna, exibida no canal Fox Premium e, em 2018, voltará ao cinema com o filme Bio, de Carlos Gerbase.

 

Serviço 

 

MAITÊ PROENÇA TRAZ A COMÉDIA “A MULHER DE BATH” AO THEATRO VIA SUL FORTAL ESPETÁCULO “A MULHER DE BATH”


LOCAL: Theatro Via Sul Fortaleza - Av. Washington Soares, 4.335 - Edson Queiroz


DATAS: 25 e 26 de novembro


HORÁRIO: Sábado 21h e domingo 19h


INGRESSOS: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia entrada)


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos


VENDAS: www.ingressorapido.com.br e bilheteria do Theatro Via Sul


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA: De segunda a domingo, das 10 às 22h, inclusive feriados.


ACESSIBILIDADE: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais.


ESTACIONAMENTO NO SHOPPING VIA SUL


INFORMAÇÕES: (85) 3099-1290

O que você achou desse conteúdo?