Logo O POVO+
Quando a criança demora a falar...
Especiais

Quando a criança demora a falar...

A dificuldade em se expressar por meio da fala pode ter relação com uma série de motivos, o importante é investigar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

“Meu filho ainda não fala nada!”. “Meu filho fala tão pouco!”. “Meu filho não fala frases ainda!”. “Meu filho só fala as iniciais das palavras!”. “Meu filho já tem quase 4 anos e não fala como as outras crianças da idade dele!”. Alguma dessas queixas lhe soou familiar? Para muitas famílias, acredito que sim! Toda família espera ansiosa por muitos aprendizados do seu filho, mas desde o nascimento, um dos momentos mais esperados é o da primeira palavra e que ela seja de preferência papai ou mamãe.


De uma forma geral, a aprendizagem da fala se desenvolve durante os dois primeiros anos de vida e sua linguagem vai crescendo gradualmente até os cinco anos de idade quando, por regra geral, a criança já poderá se expressar de uma forma muito mais direta e clara. E, claro, estes dados são apenas de orientação, já que existem situações especiais pelas quais passam muitas crianças e que, de uma forma ou de outra, podem afetar o desenvolvimento dessa fala.

Essas aquisições podem ultrapassar os 3 anos de idade e algumas crianças podem precisar de um tempo maior de amadurecimento em alguma etapa do desenvolvimento.


Por isso, os pais devem sempre observar as crianças com atenção e não se desesperar, mas saber que o aparecimento tardio ou lento da fala e da linguagem oral pode ocorrer por uma série de fatores: problemas auditivos, falta de estímulos adequados, prematuridade.

Este sintoma pode ser o primeiro sinal de transtornos mais globais no desenvolvimento como a Deficiência Intelectual e até mesmo o Autismo. Pode ser ainda a manifestação de alguma alteração genética (síndrome) ou ainda ser uma sequela de alguma intercorrência neurológica. Algumas crianças podem também apresentar alterações no desenvolvimento da fala e da linguagem e que não podem ser explicados por esses motivos citados anteriormente. São crianças em geral inteligentes, com resultados de exames normais, mas que não conseguem desenvolver a linguagem oral conforme o esperado.


Então, se surgir aquela ansiedade, se achar que a fala está demorando ou com alguma intercorrência ou mesmo estiver com dúvidas sobre como agir em relação a esse assunto, fale com o pediatra do seu filho, procure um especialista e investigue. Primeiro mantenha a calma para não passar essa ansiedade para a criança e procure orientação. Pois se a criança precisar de um acompanhamento e/ou tratamento, o quanto antes melhor! Caso esteja tudo normal, cuidado para não atrapalhar o caminho natural dela rumo à fala. Fique calmo e curta cada momento e fase que são únicos na vida seu filho!


Estante da mãe

 

Estes dois livros são muito interessantes para famílias e educadores descobrirem sobre o processo da aquisição da linguagem e outras aprendizagens e processos.


DESENVOLVIMENTO INFANTIL, LINGUAGEM E PROCESSOS.


A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO.

O que você achou desse conteúdo?