Logo O POVO+
Tempo de inspiração
Especiais

Tempo de inspiração

Confira, em cliques de alguns ambientes, o mix de referências da Casa Cor Ceará 2017
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL


Chega mais, pode entrar! Em edição especial Casa Cor Ceará 217, o Buchicho Casa te convida para um novo passeio por ambientes inéditos assinados por profissionais cearenses para a 19ª edição da mostra de decoração, em exposição até o dia 15 de outubro, na Rua Zuca Acioli nº 505. A pegada industrial surge em muitos espaços, assim como as peças em madeira de demolição, tanto em interiores como externos. Vem ver!
[FOTO1] 

Este é um cantinho da “Sala de Leitura” de Luciana Brasileiro e Marcílio Sousa, que apresenta linhas retas e objetos geométricos inspirados no minimalismo. Aqui, a ideia é subtrair tudo aquilo que é desnecessário em um ambiente clean e funcional. Elementos como madeira natural, revestimento em cimento queimado, couro e ferro se encontram no décor. Destaque para a iluminação focada na tonalidade amarela, dando destaque às peças de designers brasileiros, como a poltrona, cadeira e quadros.

[FOTO2]
A “Varanda Perla”, de Susana Clark Fiúza, homenageia Francisco Silveira. Entre as apostas, concreto aparente no teto, pilares de pedra madeira e piso de perla venato extraído do interior do Ceará. Os estofados em linhas retas na cor grafite receberam toque de cor com almofadas. Sobre um tapete geométrico com cores sóbrias, a madeira de demolição faz a vez de mesa de centro com objetos de artesanato cearense. Neste espaço também são utilizadas peças de  designers renomados como Marcelo Ligieri e Jader Almeida.
[FOTO3] 

A “Suíte Master” de Carlos Otávio mescla rústico e contemporâneo com teto de cimento queimado e parede em madeira. O ambiente foi pensado com respeito ao meio ambiente e, por isso, tem muito de materiais naturais e artesanato. A cama com almofadas coloridas em veludo quebra a sobriedade.  

[FOTO7] 

Ticiana Sanford assina a “Suíte dos Gêmeos Miyasaki”, ambiente repleto de referências da cultura japonesa. A linguagem industrial pode ser observada na iluminação e peças que remetem a “canos” no teto e paredes. O mobiliário é retilíneo e tem muito de artesanato com peças handmade. O projeto foi planejado para acompanhar o crescimento das crianças e aproveitar toda a marcenaria existente. 

 

Os berços se tornam camas, os trocadores viram escrivaninha, e o banheiro integrado pode se transformar em dois banheiros individuais. 

[FOTO8]
A “Sala de jantar do colecionador” homenageia Max Perlingeiro e foi assinada por Rodrigo Porto. O ambiente retrata o luxo do século XXI, o chamado “luxo contemporâneo”, onde é valorizado o minimalismo e o uso do essencial. A opção cromática está na composição de verde e rosa, em várias tonalidades. O espaço recebeu teto em concreto aparente e iluminação de baixa intensidade, com foco para áreas de interesse. O lustre é da designer brasileira Ana Neute, sob a mesa de jantar assinada pelo designer Jader Almeida, que faz composição com as cadeiras do designer Marcelo Liggieri.
[FOTO6] 

Mais uma vez os elementos construtivos aparentes como blocos de concreto e colunas metálicas destacam-se em projeto, desta vez, no “Espaço Gourmet”, de Lidyanne Araújo. No mesmo ambiente de pé-direito alto, foram usadas réguas de madeira que iniciam no piso e se prolongam por toda a parede, emoldurando um painel que retrata personalidades regionais. Um estofado na cor cinza posicionado logo à frente e mesa para quatro lugares complementam décor. A iluminação sofisticada em tons quentes e pontuais e as cores utilizadas dividem os espaços.
[FOTO5] 

A “Galeria do artista – A essência das rosas” foi assinada por Aline Gurgel e tem arte em todo o espaço. O teto tem uma grande obra pintada por Filipe Benevides, uma homenagem às Rosas de São Benedito. As paredes são em degradê e as telas são obras do artista Pedro Filho. As cores utilizadas são uma referência à natureza: o verde e azul, do céu, folhagem e mar.
[FOTO4] 

O verde do mar e o azul do céu sempre limpo do Ceará foram o ponto de partida para a escolha da paleta de cores do “Deck da Luz”, projetado pelas profissionais Consuêlo Nóbrega e Marcella Torres de Melo. Formas geométricas e linhas retas são características do ambiente, que tem como ponto alto os móveis soltos de design arrojado assinado por nomes como Ruy Ohtake e Marcelo Rosenbaum. Destaque para a rede armada num objeto inusitado que harmoniza com a base de madeira de demolição da mesa com tampo de vidro.  

[FOTO9] 

André Pires, Marcelo Antero e Alexandre Macêdo projetaram a “Sala de TV com Jogos”. O ambiente é dividido entre o espaço do home theater com TV e, ao lado, uma mesa com diversos tipos de jogos de tabuleiro, cartas, dentre outros. Para decoração, foram usados materiais nobres como o mármore, o papel de parede com textura de linho e, no piso, um vinílico amadeirado. As estruturas metálicas fazem uma alusão ao Ceará como grande exportador de ferro e aço do país. O verde araucária é a cor destaque que, segundo os profissionais, oferece vida e luxo à composição. 

[FOTO10]
O “Jardim Secreto”, de Ramiro Mendes, surge com a proposta de ser um lugar de reflexão para os visitantes. Uma banheira passa a sensação intimista com uma diversidade de espécies de plantas da flora local. Tons mais escuros, pedras, plantas secas, insetos, livros espalhados e segredos escondidos nas mais de 350 gavetas que existem no jardim fazem parte desta atmosfera lúdica criada pelo profissional.
[FOTO11] 

Uma casa de veraneio serrano. Assim pode ser descrito o ambiente “Bangalô da Serra”, de Marçal Barros. O espaço é dividido em sala de estar, sala de refeições, cozinha integrada e suíte, com closet e banheiro completo. Entre as peças destaque está a cadeira feita de tronco de árvore e, na parede, obras de diversos artistas compõem o acervo de arte. Ainda na sala, duas poltronas na cor vinho com detalhes em capitonê fazem companhia para o estofado de dois lugares e mesa de centro com base também em madeira de demolição. Para complementar, piso em madeira com tapete na cor marfim.  

 

O que você achou desse conteúdo?