Logo O POVO+
Nordeste inspira
Especiais

Nordeste inspira

Em diferentes perspectivas, espaços de convivência homenageiam o estado do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Entre os 36 ambientes da Casa Cor Ceará 2017, destacam-se os de convivência como praças, lojas e bares. São espaços especialmente planejados para receber e interagir com os visitantes da mostra, que fica em cartaz até o dia 15 de novembro. Em sua grande maioria, o Ceará é homenageado como um estado contemporâneo, conectado, exportador de arte, design e desenvolvimento.
[FOTO2]
Eduardo Fontelles dá as boas-vindas aos visitantes com a “Sala Aldemir Martins – Bilheteria”, inspirada, em sua essência, na riqueza do Ceará, mas também na grandeza do Nordeste. Elementos como madeira e mármore se encontram no espaço, que homenageia o artista plástico cearense Aldemir Martins. Suas obras, inclusive, decoram as paredes com suas cores e ousadia dos tons. Designers brasileiros criaram o mobiliário do centro do espaço, com iluminação lúdica composta por três pendentes, e móveis planejados finalizam a composição do ambiente.
[FOTO1] 

No “Terraço Descubra o Ceará”, os profissionais Campelo Costa, Romeu Duarte e Joaquim Cartaxo desenharam um ambiente feito para expor, por meio de desenhos e textos, aspectos de um Ceará contemporâneo, vibrante e vencedor, voltado para o presente e o futuro. O conjunto de painéis mostra a mensagem de alguns espaços e equipamentos que destacam o Estado, hoje, como o Porto do Pecém, o Terminal Marítimo, o Aeroporto Pinto Martins, o agronegócio, a logística digital, as energias renováveis, entre outros, apresentando ao público os novos faróis que guiam o Ceará.
[FOTO3] 

O “Jardim das Memórias” resgata plantas cultivadas nos tempos das casas com espaços amplos, em projeto que leva assinatura de Sergei de Castro e Valéria Maldonado. Plantas como papoula, dracena, acácia e palmeira imperial, compõem o ambiente. A criação de um espaço todo especial que relembre a Central de Artesanato do Ceará (Ceart), no seu conceito original, sendo projetado pelo engenheiro e artista, Pedro Rossi, o qual tem sua assinatura nos mais belos projetos residências do Ceará.
[FOTO4] 

João Paulo Kikumoto, Geórgia Vieira e João Dias assinam o “Bar Austin”, em que o design tem referências da arquitetura brasileira dos anos 70, mesclada com a arquitetura geométrica e verticalizada do Texas. A decoração clean apresenta iluminação cênica e uma paleta de cores com um vermelho bordô e tons de azul. O prédio tem uma área central invertida, o teto, pintado na cor vermelha, simula um grande tapete que desce diagonalmente das laterais para o centro e marca o grande balcão, revestido com tecido jeans. Na varanda, mesas e cadeiras oferecem a visão do palco e dos dois lounges do espaço.
[FOTO5] 

O “Lavabo da Casa”, de Amaury Jr., é um ambiente que foge do convencional, a começar pela composição inusitada com dois vasos um de frente ao outro. Na parede, amplo painel em capitonê que segue até o teto espelhado. Para complementar, vidros e adornos à decoração. Os tons destaque passeiam pelo verde militar e menta. 

[FOTO6] 

Rodrigo Maia dá nome a “Sala de Estar Inspiração”, que tem como ponto alto o piso em mármore grego branco. Para decorar, sofá em meia lua posicionado em frente ao janelão, peças de design e mobiliário que mescla tons de madeira, da mais escura presente no banco e estante, até o caramelo da mesa lateral. Segundo o profissional, a fonte de inspiração foi o próprio imóvel com a arquitetura característica dos anos 80, utilizando muito concreto e pedra. Aqui, a sala é dividida em duas áreas de estar, bar com jardim interno e área de leitura.
[FOTO7] 

A “Loja Brasil Original”, de Laura Rios e Liana Feingold, recebeu a loja conceito do Sebrae-CE. O espaço com bases geométricas foi planejado para divulgar o projeto Brasil Original, que viaja por cidades do país com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva e introduzir artesãos e seus produtos no mercado. A atmosfera descontraída e marcada pela simplicidade com materiais aparentes.
[FOTO8] 

O profissional Thiago Borges é responsável pelo “Jardim dos Ventos” na mostra de decoração. O ambiente com espelhos d’água com borda infinita recebeu esculturas do artista inglês Neil Preece. A fonte de inspiração foram os jardins contemporâneos, com projetos simétricos e conceituais. Por ser em área externa, o paisagista lançou mão de pedras naturais e granitos para os revestimentos do espaço, além do aço para as contenções. Sem esquecer das plantas exóticas e de grande porte como palmeiras, tamareiras com dez metros de altura e as patas-de-elefante com 25 anos de idade, transplantadas exclusivamente para o projeto.
[FOTO9] 

Lucimary Holanda e Danielle Araripe assinam “Parquinho do Cocó” pensado para o público infantil. O desafio foi trabalhar o lúdico no interior de um container e, para isso ser possível, o primeiro passo foi eliminar barreiras visuais. O resultado é de espaço bem verde com elementos que proporcionam a criação, interatividade, percepção e aguçam a curiosidade das crianças.  

[FOTO12] 

A “Praça #SertãoConnect”, de Andrea Queiroz e Dido Neto, homenageia o sertão com um olhar atento a geografia forte e fascinante do Ceará. Foram posicionadas ilhas de bem-estar e conectividade no projeto, feito para receber novas tecnologias e recursos midiáticos. Em destaque, a escultura do artista visual contemporâneo Narcélio Grud. 

[FOTO10]
“As Coisas do Meu Ceará” foram bordadas nas almofadas do amplo sofá do ambiente de Ney Filho. Situado na área externa da mostra, o espaço conta com uma diversidade de plantas, optando pelo estilo tropical. A ornamentação do ambiente repleto de frescor se complementa com iluminação pontual em um espaço com algumas plantas de porte esculturais e inusitadas. Os tons de azul e rosa são evidência e harmonizam com o colorido da arte pintada no piso.
[FOTO11] 

Os profissionais Rebeca Alencar, Larissa Recamonte, Maria Christina Bessa, Amanda Lima, Elizabeth Santiago e Angélica Castro são responsáveis pelo projeto da “Praça Chanceler Airton Queiroz”.  

Segundo eles, essa é uma homenagem a uma das maiores personalidades que o estado do Ceará já teve. Na arquitetura, retas multidirecionais e um pouco da paisagem natural e cultural da Unifor (Universidade de Fortaleza), representada pelo piso pré-moldado e a madeira. 

 

CASA COR CEARÁ
ENDEREÇO: Rua Zuca Acioli nº 505
PERÍODO: 5 de outubro até 15 de novembro (De terça ao sábado das 17h às 22h / Domingo e feriados das 16h às 21h)
MAIS INFORMAÇÕES: (85)3261-3533 / (85) 3261-2615
SITE: www.casacor.abril.com.br/mostras/ceara 

O que você achou desse conteúdo?