PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Casa Cor Ceará 2017

19ª edição da mostra abre as portas hoje e fica em exposição até o dia 15 de novembro

00:00 | 05/10/2017

O que há de melhor em arquitetura, design e decoração pode ser visto nos 36 ambientes da Casa Cor Ceará, que abre as portas da sua 19ª edição hoje, ficando em exposição até o dia 15 de novembro. A mostra traz o tema nacional “Foco no essencial” e acontece numa casa de mais de sete mil metros quadrados, localizada na rua Zuca Acioli, nº 505. Projetos de áreas internas e externas são marcados pela criatividade e inovação de 52 profissionais cearenses, entre arquitetos, designers e paisagistas, que também abraçaram o mote “Descubra o Ceará”, apresentando o Estado de forma surpreendente. 

 

O “Restaurante Vida & Arte” foi assinado pela arquiteta Brenda Rolim. O ambiente traz elementos inspirados no caderno de cultura do jornal O POVO: Vida&Arte. O piso de ladrilho hidráulico foi produzido artesanalmente nas cores azul e branco. A telha foi coberta com um forro acústico criado a partir de insumos de rolhas, desenvolvido pela própria arquiteta. A ampla mesa se apresenta com a proposta de espaço compartilhado e, logo acima, lâmpadas conglomeradas fazem as vezes de pendentes. O verde do paisagismo deixa o espaço ainda mais aconchegante, com uma pegada rústica e familiar. A decoração também tem livros, artes e projeções audiovisuais de artistas cearenses.

Cibele Parreiras assina a “Suíte da Filha”, especialmente planejada para uma jovem digital influencer e, por isso, tem muitas referências do universo fashion. Tons de rosa, iluminação focada e um painel de TV vazado e espelhado são destaques do ambiente, que tem closet e banheiro integrados ao quarto. Na parede, nichos assimétricos e, ao lado da mesa de estudos, um mini sofá.
 

O “Lavabo Dunas”, elaborado por Afonso Tomada Nobre, foge do convencional, sendo planejado dentro de dois contêineres. Aqui, a arquitetura industrial harmoniza com referências do estilo provençal presente nos móveis. O regionalismo do Ceará foi introduzido com revestimento que remete às dunas, além de louças e metais, cortinas com alusão à renda, estofaria provençal e o teto com detalhes de macramê feito pelo artista cearense Roberto Dias. 

 

A “Suíte Geek”, de Geórgia Vieira e João Dias, ganhou ambientação noir, baseada no estilo cinematográfico clássico dos anos 50, com sombras fortes, transparências e alto contraste (preto/branco). O décor passeia entre o mundo dos jogos, brinquedos e o high tech, com acrílico e metais. O escuro, na cor grafite, harmoniza com o laranja da luz e o turquesa do mar do Ceará, com um piso em epóxi branco, que recebe um desenho que retrata a cultura da tecnologia.

 

A  “Cozinha dos Sabores”, ambiente de Fabiane Tavares, recebeu iluminação indireta, com destaque para as luminárias pendentes “nuvem” em dourado. Elementos naturais também compõem décor, como a parede de tijolinhos e a pedra gabanna, escolha para as bancadas. Armários em grafite acomodam objetos da cozinha e banquetas acolchoadas em veludo azul dão toque de cor e complementam o espaço. 

No “Loft com garagem Renault”, a arquiteta Claryanne Aguiar criou um local de refúgio da casa na garagem, com cozinha, sala de jantar e estar integradas. A sobriedade da paleta de cores preto, branco e cinza ganha ponto de cor com poltrona e o pufe em veludo no tom marsala. Os acabamentos em dourado da peça harmonizam com pés da mesa lateral, abajur, entre outros elementos, como a torneira da cozinha. A iluminação é, na maior parte, indireta e suave.

 

Diego Studart é o responsável pelo “Loft do Jovem Empresário”, pensado para um jovem solteiro apaixonado pelo mar e esportes. Dois containers somam 52 metros quadrados do ambiente , que dispensou divisórias e se destaca pela pintura geométrica. Na área externa, bancos e mesa baixa, de designers cearenses. O coqueiro e a areia de beira-mar complementam o clima praiano.

 

O ambiente “Renda que te quero – Café”, de Luce Galvão de Sá, mescla a cultura oriental com a nordestina, como cobogó, muxarabi e ladrilhos. Com formas simples e cores que remetem a areia do deserto ou do sertão, décor tem mistura de pranchas em madeira maciça pequiá e de granito no balcão. Observe que, para cada recanto, um tipo de mobiliário diferente, e a iluminação difusa e indireta.  

 

Acompanhe mais detalhes dos ambientes da mostra nas próximas edições do Buchicho CASA!

 

Serviço

 

CASA COR CEARÁ ENDEREÇO: Rua Zuca Acioli nº 505 PERÍODO: 5 de outubro até 15 de novembro (De terça a sábado, das 17h às 22h / Domingos e feriados das 16h às 21h) MAIS INFORMAÇÕES: (85)3261-3533 / 3261-2615 SITE: www.casacor.abril.com.br/mostras/ceara INSTAGRAM: @casacorceara 

ANA KARENYNA